Qualidade de Vida • Em 28 fev, 2018

Qualidade de Vida: Depressão na Terceira Idade

Depressão e o envelhecimento

A depressão na terceira idade é um assunto difícil, mas que é preciso tomar cuidado, nos prevenir. Para que possamos evitar problemas mais graves e irremediáveis. 

Longe de ser ‘’fraqueza de caráter’’ ou ser passível de tratamento apenas com ‘’motivação’’. A depressão é uma realidade em nossa sociedade. Caracterizada como doença, a OMS(Organização Mundial de Saúde) registrou um aumento de 18% de casos diagnosticados entre 2005 e 2015. Só no Brasil 11,5 milhões de pessoas convivem diariamente com a depressão.

Nesse artigo buscamos entender como  sintomas depressivos manifestam-se. As principais causas e as maneiras de lidar com a depressão na terceira idade.

Sintomas:

A depressão é um pouco mais complexa do que apenas sentir-se triste. Os critérios para diagnosticá-la formalmente são um tanto complexos, portanto vamos elencar alguns sintomas comuns que podem ajudá-lo a suspeitar do quadro. Note, porém,  que sentir-se triste por vezes não é indicativo de transtorno depressivo, e sim um sentimento normal que todos nós seres humanos apresentamos.

O Luto é um exemplo de período de tristeza e adaptação normal (porém sua duração é importante, se durar mais de um ano pode ser sinal que as coisas saíram da normalidade).

  • Insônia ou excesso de sono;
  • Perda de apetite ou excesso de apetite;
  • Sentimento de tristeza profundo, contínuo e sem melhora;
  • Perda do interesse pelas atividades diárias;
  • Sentimento de culpa, incapacidade ou inutilidade.

As causas da depressão:

A depressão é o que chamamos de doença multifatorial, ou seja, ela é causada por uma série de fatores que atuam juntos, e não apenas uma causa. A lista é grande:

  • Genética : História familiar de depressão aumenta o risco;
  • Luto: Como dito acima, um luto muito extenso (acima do período de um ano) pode ser sinal de algum transtorno depressivo;
  • Ausência de apoio e base familiar (as pesquisas apontam que solteiros tem maior risco de depressão do que casados, por exemplo);
  • Traumas : De diversos tipos, como abusos sexuais , psicológicos ou físicos. Mesmo que tenham ocorrido na infância longínqua, ainda representam risco;
  • Doenças e medicamentos : câncer, hipotireoidismo, doenças crônicas.

A depressão na terceira idade:

Lendo as causas acima não é difícil imaginar a magnitude do acometimento dos sintomas depressivos nos idosos.

Geralmente esta faixa etária enfrenta problemas de saúde mais graves e mais frequentes. Também a convivência com o luto pelo falecimento de amigos e companheiros e com o abandono dos familiares.

A cultura do Brasil não necessariamente desvaloriza o idoso de maneira direta. Indiretamente, é nítido que a relação com a família pode vir a tornar-se prejudicada pois o ritmo é mais acelerado no contato. Podendo ser visto como ‘’improdutivo’’ e ‘’incapaz’’.

O sentimento de desvalorização é um solo fértil para o crescimento de mais sintomas depressivos.

Além disso, note que as medicações antidepressivas contam com efeitos colaterais que podem piorar ainda mais a vida do idoso. Como ganho de peso (questões de saúde e mobilidade) . Também a disfunção sexual (sendo o sexo visto de maneira errada como um tabu na terceira idade). Um ciclo vicioso se forma, o que torna a depressão nessa fase da vida mais perigosa.

O isolamento pode levar à evolução silenciosa da doença.

Os idosos são passíveis de apresentarem  variações do quadro, com recuperação mais lenta e dificuldade em aderir o tratamento, seja por fatores biológicos ou mesmo fatores culturais . A depressão foi levada a sério recentemente. Há alguns anos era vista apenas como ‘’fraqueza’’ ou ‘’falta do que fazer’’.

03-depressao

 A depressão tem cura? Como podemos combatê-la?

 A depressão pode ser tratada com medicamentos ou terapias específicas, e o paciente pode passar períodos grandes em remissão de sintomas (ausência de sintomas). Porém, um grande passo na batalha contra a depressão, especialmente na vida do idoso é a prevenção

Notamos que a depressão na terceira idade afeta mais homens do que mulheres. O contrário do que ocorre nas outras faixas etárias. De modo que somos levados a crer que, devido ao fato das mulheres desempenharem mais papéis em nossa sociedade (dona de casa, emprego, mãe, avó), a chegada da terceira idade mantem as mesmas ativas. Já o homem, geralmente ligado ao trabalho como sua atividade primária, costuma sentir um grande vazio em suas atividades após a aposentadoria.

Prevenir, como dito acima, baseia-se em ‘’temperar’’ a vida.

Manter vida social mesmo na velhice, entrar em contato com velhos amigos, fazer novos amigos (há diversas atividades que o idoso pode desempenhar), adquirir novos hobbies ou mesmo finalmente aproveitar o tempo para curtir os antigos. 

Continuar investindo em si mesmo, aproveitar o tempo com o parceiro (se houver) ou mesmo  realizar exercícios físicos, tão importantes não apenas para nossa saúde física, mas também essenciais na saúde mental.

O mais importante é saber que a depressão não pode ser vista como um tabu, e sim como a doença que é.

A terceira idade está sim sujeita à quadros depressivos, mas com a informação e o interesse , lutar contra eles é sim possível.

Vamos superar a depressão na terceira idade?

02-depressao

Imagens: Pixabay

Artigo escrito pelo colaborador ,  acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal

Beijins 

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários

  • Lady Madelaine
    21 março, 2018

    Olá visita o meu blog tens lá uma surpresa para ti bjs

  • A . M . A .
    01 março, 2018

    Depressão é um problema serio , acho que o melhor jeito para não cair é ter interesses para algo que a gente gosta .
    Achei otima a ideia de cultivar hobbies , colecionismo por exemplo !

    • DeFrenteParaOMar.Claudia
      02 março, 2018

      Ótima dica! O hobby é sempre uma boa opção para distrair. Gosto de colecionar, tenho coleções bem variadas desde a minha adolescencia. ^.~

  • hannah
    28 fevereiro, 2018

    Muito dificil de lidar, tudo que é relacionado a 3° idade… ai ai

  • %d blogueiros gostam disto: