Qualidade de Vida • Em 21 mar, 2018

Sua pressão arterial está boa?

Como sei se a minha pressão arterial está boa

A hipertensão arterial é um problema de saúde que acomete uma grande porcentagem da população brasileira, estando presente em mais de 30% da população brasileira e, acredite ou não, afeta mais de 60% dos idosos brasileiros !

Podemos definir a pressão alta como valores iguais ou superiores à  140(Pressão sistólica) ou 90(Pressão diastólica). Veja a tabela abaixo:

tabela-pressao-arterial

Fonte : SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão) extraída em março/2018.

A pré hipertensão é uma entidade comum na população que está ligada ao surgimento da hipertensão arterial em indivíduos que ainda não a possuem.

Hipertensão

Fatores de Risco:

  • Idade
    Além do aumento no número de idosos pela expectativa de vida cada vez maior, a terceira idade apresenta uma rigidez das artérias em relação aos indivíduos mais jovens, causando mais hipertensão ainda!

 

  • Etnia
    Negros possuem uma maior prevalência de pressão alta, supostamente por fatores genéticos.

 

  • Excesso de Peso e Sedentarismo

 

  • Ingestão de Sal
    O sal acaba por reter água no organismo, sendo capaz de aumentar a pressão arterial. A média de ingestão de sal na casa do brasileiro, diariamente, é de 4,7g. O recomendado é de 2g/dia.

 

Causas :

A pressão alta se divide em primária (com causa indefinida até o presente momento, lembrando que esta variação é a mais comum na população), ou secundária, ou seja, causada por outra doença (distúrbios na tireóide, distúrbios no rim, medicamentos).

 

Os Riscos da Pressão Alta:

Embora muitas vezes a pressão alta passe despercebida (falaremos disso mais adiante nos sintomas), ela é conhecida como o ‘’assassino silencioso’’ na medicina. Isso ocorre pois, apesar de sintomas modestos, o dano causado por níveis altos de pressão arterial podem ser seríssimos, afetando diversos órgãos e causando disfunções das mais variadas:

  • Lesão Renal

 

  • Hipertrofia Cardíaca: O coração precisará esforçar-se mais para ‘’vencer’’ a pressão das artérias e enviar sangue para a circulação, tal esforço acabará levando a quadros como Insuficiência Cardíaca!

 

  • AVC

 

  • Infarto

 

Sintomas:

O quadro clínico da hipertensão é bastante reservado. Dificilmente a pessoa apresentará sintomas a não ser que esteja em franca crise hipertensiva, na qual os sintomas incluem tontura, dor de cabeça, visão dupla. O fato de ser silenciosa faz com que a hipertensão arterial seja subdiagnosticada pois os sintomas virão anos após a pessoa manter o quadro de pressão alta vigente, na forma de danos aos órgãos!

 

Como fazer uma boa aferição de pressão:

Para saber se sua pressão arterial está boa,  é interessante medir com uma certa frequência.

A melhor  maneira de aferir a pressão arterial é utilizando a medição pelo esfigmomanômetro (aparelho de pressão de mercúrio). Porém, pela praticidade, as pessoas podem facilmente utilizar o aparelho digital.  Alguns fatores a serem ressaltados na hora de medir a pressão:

  • Deve ser feita em local quieto, arejado e silencioso;

 

  • A pessoa que terá a pressão aferida precisa estar com a bexiga vazia, além de não ter ingerido café, chás ou bebida estimulante recentemente;

 

  • Melhor feita com a pessoa sentada;

 

  • O diagnóstico de pressão alta deve ser feito por um médico, pois requer mais de uma medida. Embora seja útil manter o acompanhamento, ainda mais se indicado  pelo seu médico!

01-capa-pressao-arterial-coracao

Imagens : Pixabay

Artigo escrito pelo colaborador ,  acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal

Na parte 2 trataremos acerca das dúvidas mais comuns acerca da hipertensão arterial, falaremos um pouco do tratamento e dicas para manejar sua pressão em casa!

Sua pressão arterial está boa?

beijins

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários

  • Maria José
    18 setembro, 2018

    Gosto do teu blog por oferecer assuntos muito interessantes.

  • Bia Perez
    19 abril, 2018

    Hipertensão… tem que controlar. Disciplina e acompanhamento faz a diferença. Bjs

  • LaLa
    21 março, 2018

    Hipertensão , mais um problema serio de saude . Acho interessante , para não correr o risco de ter , evitar vida sedentaria demais , controlar o peso e principalmente ter costume de por pouco sal na comida !

  • %d blogueiros gostam disto: