Qualidade de Vida • Em 18 set, 2018

Cuidado com a pressão alta: Sua pressão arterial está acima de 14 por 9?

Pressão alta, uma doença silenciosa

Você sabia que:

  • Uma pessoa hipertensa é quando a pressão arterial está acima de 14 por 9.
  • E é considerada pressão alta GRAVE quando ela está acima de 18 por 12.
  • Em hipertensões menos severas, as medidas comportamentais podem ser suficientes para uma normalização da pressão arterial sem utilizar qualquer medicação.
  • 25% da população brasileira é hipertensa, isto é , mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta*.
  • 300 mil mortes por hipertensão por ano*.
  • O problema aumenta com a idade, a estimativa é de que 50% da população sofre e pressão alta após os 60 anos*.

*Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão 

No entanto, o tratamento de uma condição tão importante como a hipertensão não é simples.

Isto é, não basta apenas tomar as medicações prescritas por seu médico e esperar que tudo se resolva, é preciso atitude!

Assim, além dos medicamentos, devemos incorporar em nossa rotina algo chamado MEV: Mudança de Estilo de Vida.

Essa mudança não consiste em apenas um item, mas em várias ações que, combinadas, surtirão um efeito importante no combate às cifras pressóricas elevadas.

Vamos adotar algumas medidas saudáveis?

Cessar o tabagismo

O cigarro possui diversas substâncias tóxicas que, além das já conhecidas  ações danosas aos pulmões, é também um vilão na saúde cardiovascular. Resultando no aumento do tamanho das placas de ateroma (que ‘’trancam’’ o fluxo sanguíneo) e aumento da pressão arterial. Pois estimulam receptores específicos dos vasos sanguíneos! Enfim, deixar o cigarro de lado poderá diminuir por si só algumas cifras de sua pressão arterial.

Atividade física

Recomendada pela OMS, que é categórica: ao menos 150 minutos de exercício físico por semana(divididos em sessões de 30 minutos todo dia, ou 50 minutos por 3 dias).  Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos, que além de diminuírem a pressão arterial atuam reduzindo o peso, colesterol  e diabetes.

Reeducação alimentar

A palavra ‘’dieta’’ é um terror para muitos. Devíamos, no entanto, falar de reeducação alimentar.

A perda de peso é feita não somente com exercícios. Mas com uma dieta equilibrada de modo que o indivíduo consiga diminuir o peso corporal com saúde. E não é para menos:  a obesidade está ligada à pressão arterial, quanto maior o peso do indivíduo, mais propenso a ter altas cifras pressóricas ele estará.

Redução do sal

O sal é um grande vilão no que diz respeito à hipertensão.

O consumo recomendado por dia é de < 5g/sal(traduzindo por < 2g de Sódio), mas o brasileiro consome em média 9 a 12 g de sal por dia!

Todo esse consumo exagerado irá reter água no organismo, causando inchaço e principalmente,  aumentando a pressão arterial.

A zona de conforto

A bem da verdade, certamente, as medidas acima são de conhecimento de quase toda a população.

A parte difícil é seguir as recomendações, afinal, para o médico é muito mais simples apenas receitar a medicação sem precisar motivar ou encorajar o paciente a sair da zona de conforto.

O paciente precisa, também, tomar seu protagonismo na batalha por sua própria saúde. Enfim, buscar cuidar do seu maior bem material: o corpo.

Imagem: Designed by Freepik

Mais sobre a pressão arterial?

 

Pressão arterial alta ou baixa? Dúvidas comuns e incomuns

 

Sua pressão arterial está boa?

Beijins

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários

  • A. M. A.
    24 setembro, 2018

    Pressão arterial é coisa seria ! E`bom cuidar !

  • Rosilene Zanutto
    20 setembro, 2018

    Claudia adorei. Sempre é bom lembrar. Exercício físico sempre.
    Beijos querida <3 <3

  • Bia Ribeiro
    18 setembro, 2018

    Verdade! Por um lado, os médicos com certeza poderiam ir além de receitar remédios. E, por outro lado, os pacientes são os grandes interessados em sua recuperação. É uma pena que a gente veja os tratamentos – para inúmeras doenças, não apenas hipertensão – como apenas tomar remédio. Pessoalmente, sempre digo para minha avó, que é hipertensa e ansiosa, voltar a praticar exercícios. Os médicos ao redor dizem que ela pode praticar exercícios, que faz bem, mas nunca ressaltam a importância da atividade física, especialmente no quadro clínico dela. Eles nunca apontam o exercício físico como um tratamento complementar. Dá a impressão de que seria algo só para lazer. Como eles não mostram como algo importante, ela acaba não fazendo.

    • DeFrenteParaOMar.Claudia
      18 setembro, 2018

      Sim! Muitas das doenças são combatidas pelo hábito alimentar e atividades tanto as físicas quanto as mentais. Praticar exercícios regulares realmente é muito difícil para gerações passadas, a conscientização é muito importante . Beijo grande ^.~

  • %d blogueiros gostam disto: