Qualidade de Vida • Em 06 dez, 2018

Artrose – A ‘’dor nas juntas’’

Conforme os anos passam, é comum nos queixarmos cada vez mais de dores em ‘’todos os lugares’’.

Caminhar longas distâncias por vezes pode mostrar-se um verdadeiro pesadelo para seus joelhos , e esse fenômeno possui um nome: Artrose.

Vamos entender um pouco do que acontece nesse quadro  e como evitar que a dor possa atrapalhar sua vida.

O que é Artrose?

Artrose a "dor nas juntas"O tecido cartilaginoso é encontrado em diversas partes do nosso corpo, como no nariz, orelhas e nas articulações.

Sua utilidade consiste em proteger, dar sustentação e principalmente evitar o atrito entre os ossos para que o movimento seja fluído e indolor. 

A artrose tem como componente principal a degeneração desta cartilagem articular, seja por esforço repetitivo levando ao desgaste, seja por lesões diretas na cartilagem (que, diferente dos ossos, possui muita dificuldade em regenerar-se pois não conta com vascularização).

Sem a proteção, o atrito ósseo ocorre sem limitação, causando dor e desconforto.

Quem pode vir a desenvolver artrose?

Os fatores de risco principais são:

→ Idade (um dos principais fatores)
→ Obesidade ( quanto maior o peso, mais stress é colocado sobre as articulações)
→ LER(Lesão por Esforço Repetitivo, causada por movimentos feitos muitas vezes que acabarão fazendo micro lesões na cartilagem, que crescerão com o tempo)

→ Abuso de carga em exercícios físicos
→ Acidentes que possam lesar cartilagem diretamente

Acima, mãos com artrose.

A idade…

A idade mostra-se um dos principais fatores para o desenvolvimento da Artrose.

Idade elevada é sinônimo de um tecido cartilaginoso que foi usado para evitar um atrito repetitivo por muitos anos, dessa forma o desgaste acumulado com o tempo faz com que possamos entender o motivo de diversas pessoas na terceira idade queixarem-se de ‘’dor nas juntas’’.

Gráfico apresentado com pesquisa feita na população australiana em 2014-15,  pelo Instituto de Saúde e Bem Estar da Austrália. Neste quadro é bem claro que a artrose é mais frequente acima dos 55 anos e mulheres.

Quais os principais sintomas da artrose?

 A artrose cursa com:

♥ Dor (que aumenta conforme o exercício é realizado);

Rigidez articular (sensação de estar ‘’travado’’) ;

 Limitação dos movimentos devido à perda da superfície de cartilagem que facilita o deslizamento dos ossos.

Existe algo que eu possa fazer para evitar ou ao menos diminuir as dores?

Existem diversas medidas educacionais que você pode fazer em casa para ajudá-lo a melhorar seus sintomas e cuidar melhor das suas articulações.

♥ A primeira medida é engajar-se em exercícios físicos (sempre prescritos e orientados por um fisioterapeuta ou profissional da área), pois o fortalecimento muscular dará mais sustentação ao seus ossos, tirando um pouco da ‘’pressão’’ imposta às articulações.

    ♥♥ Lembre-se que para fortalecimento muscular não é necessário fazer exercícios muito pesados, pelo contrário, isso só aumentará o dano feito às articulações, o exercício físico deve ser feito de maneira consciente e cuidadosa. Entre os recomendados estão:

          ♥♥♥ A hidroterapia;

          ♥♥♥ Os exercícios aeróbicos;

          ♥♥♥ Os alongamentos.

          ♥♥♥ O uso de compressas frias pode ajudar na diminuição do edema nas áreas articulares (muito comum no joelho)

E quando nada disso funcionar e as dores ficarem cada vez piores?

É o momento de consultar com seu médico, que poderá prescrever-lhe medicações para a dor (é importante tomar cuidado com a automedicação para artrose pois o uso de anti-inflamatórios pode trazer efeitos colaterais importantes se não for bem indicado),  realizar infiltração intra-articular para redução de sintomas do atrito ou mesmo indicar uma cirurgia em casos de lesão muito extensa, como é o caso da artrose muito avançada do quadril.

Lembre-se, artrose não é ‘’doença de velho’’, embora a idade seja um fator de risco.

É importante saber sobre o quadro para entender a natureza de sua dor e aprender a conviver e lidar melhor com seus sintomas.

A informação é a sua maior aliada no combate às dores articulares, e certamente, após ler este artigo, você está bem municiado para tomar uma atitude e cuidar melhor de si!

Qual a diferença entre Artrite e Artrose? Existe?

Sim, a diferença existe!

Embora com nomes parecidos, cada doença conta com um princípio diferente:

ARTROSE: como explicado, é um processo degenerativo onde a cartilagem é destruída causando atrito entre os ossos, ou seja, é um processo primariamente mecânico (embora possua um pequeno componente inflamatório associado).

ARTRITE: Colocando nessa lista diversas como artrite reumatóide, artrite séptica, artrite reativa , consiste principalmente na inflamação da sinóvia (tecido que reveste a cápsula da articulação), esse processo causa dor e destrói a arquitetura da articulação   (por isso as deformações assustadoras que podem ser causadas pela artrite – veja foto abaixo).

Ou seja, por mais que os nomes sejam parecidos, cada uma possui uma palavra de ordem definidora para você lembrar:

Artrite é baseada na inflamação, já a Artrose, no desgaste.

Acima , exemplo de mão com artrite reumatóide  e as deformidades nas mãos causadas pela artrite.

 Artigo escrito pelo colaborador ,  acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal

Imagens : Artrite By James Heilman, MD – Own work, CC BY-SA 3.0Artrose By Drahreg01 – Own work, CC BY-SA 3.0, Pinterest, Osteoarthritis Action

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico para melhor orientação e diagnóstico.

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 

 

Beijins

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • LaLa
    22 fevereiro, 2018

    Artigo esclarecedor ; a maioria das pessoas tem desse tipo de problema de saude depois dos 50 anos e , por isso , é bom conhecer os detalhes dessas doenças . Obrigado pelas dicas mais uma vez !