Qualidade de Vida • Em 31 ago, 2020

O diabetes e os problemas relacionados à visão

Diabetes e os problemas relacionados à visão

O diabetes e os problemas relacionados à visão

Nasci cega, e é justamente por não ter a visão, que sei o quanto ela é essencial e imprescindível.

Por ser uma necessidade vital, ninguém quer ficar cego de um momento para o outro, não é mesmo?

Assim como qualquer outra doença, podemos evitar  a deficiência visual, por meio de prevenção e acompanhamento médico regular.

Diversos fatores podem afetar a visão, e os níveis elevados de açúcar no sangue, (doença conhecida como diabetes), está entre eles.

A glicose elevada pode gerar inúmeras complicações, mas o foco aqui será a visão.

Com o intuito de alertar, veja algumas características derivadas do diabetes, que afetam os órgãos responsáveis pelo bom funcionamento visual.

Falta de diagnóstico e descontrole do diabetes

O diabetes é uma doença silenciosa. Em muitos casos, quando apresenta sintomas, várias áreas do organismo já estão prejudicadas, tornando-se muitas vezes irreversíveis.

Com a visão não é diferente. É importante manter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e consultas médicas cotidianas. Assim, realizar de exames de sangue, a fim de evitar constrangimentos desnecessários e consequências drásticas, que mudam toda uma rotina.

Por que o diabetes provoca perda visual?

Sem diagnóstico e descontrolada por um longo período de tempo, a hiperglicemia ocasiona o rompimento de pequenos vasos sanguíneos. O acúmulo de sangue, além de diversas outras complicações, comprime a região ocular, reduzindo e até deteriorando a visão como um todo.

Doenças visuais relacionadas ao diabetes:

O excesso de líquido sanguíneo desencadeia vários problemas. Por isso, confira o diabetes e os problemas relacionados à visão:

  • CATARATA PREMATURA:

A catarata é caracterizada basicamente pela perda do cristalino, que é a lente natural do olho. Geralmente, isso ocorre com a idade. Mas o diabetes acelera o processo, possibilitando a perda gradativa e total da visão.

  • GLAUCOMA NEOVASCULAR:

A compressão dos olhos provoca o inchaço de toda a região, elevando a pressão ocular que, sem medicação e tratamento, danifica o nervo ótico. É o responsável por trazer a visão do cérebro para os olhos.

  • RETINOPATIA DIABÉTICA:

A retina, onde está a mácula que é propriamente a imagem, também fica comprometida pelos frequentes sangramentos. E chega a descolar, a ponto de causar a cegueira total.

Principais sintomas de diabetes e os problemas relacionados à visão:

Como já mencionamos, o diabetes é assintomático, mas, de qualquer forma, segue algumas características que podem estar ligadas ao diabetes e à visão.

Vale ressaltar, no entanto, que tais características não correspondem a fatores que sugerem o diabetes ou a questões visuais a ele ligadas. Trata-se apenas de alguns sintomas apresentados por portadores que, eventualmente, possam vir a desenvolver.

  • Visão embaçada;
  • Dor nos olhos;
  • Olhos vermelhos;
  • Visão duplicada;
  • Perda Lateral e periférica da visão;
  • Dificuldade de leitura, de ver cores e de enxergar à noite.

Sem dúvida, não devemos esperar chegar nesse ponto, certo?

Assim como qualquer indivíduo, quem tem diabetes precisa de consultar com frequência especialistas em oftalmologia. Ou seja, ajuda a prevenir possíveis disfunções relacionadas a aspectos visuais.

Tratamento:

Como tudo, o melhor tratamento é a prevenção. Porém, quando já ciente dos problemas, quem os tem, necessita de cuidados constantes. Se ainda assim, surgir prejuízos relativos à visão, existem colírios, injeções, os óculos e até cirurgias. Nada, ou quase nada, entretanto, pode recuperar a perda. Por isso, só é  possível estabilizar. Isto é,  infelizmente, não tem cura para o que já foi perdido.

Conclusão:

Ser deficiente visual não é o fim do mundo. Mas, essa condição pode ser descartada a partir de medidas simples.

Sheila Gois.

Atenção: Este artigo é meramente informativo, procure um médico ou profissional especializado para melhor diagnóstico e tratamento .

Imagem: Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: