um pouco de encantamento - As fadas

Um pouco de encantamento – As fadas

Por que existem as fadas?

As crianças possuem um mundo repleto de fantasias e histórias. Fadas, princesas, e outros seres fantásticos rodeiam nossa infância, e quando adultos, retornarmos a eles quando temos filhos e netos.

Porém, muitos desses seres extraordinários que contamos as nossas crianças vieram de lendas ao redor do mundo. Um deles, talvez o mais desejado que fosse real, são os das fadas.

Fadas na Europa

As fadas nasceram na Europa Ocidental. A primeira vez que se escreveu sobre fadas foi no século I d.C. A história que se remete é que existiam duas deusas que eram irmãs: Grian, a rainha dos elfos, e Aine, rainha das fadas.

Apesar de serem irmãs, as duas nunca se encontravam. A cada ano uma delas era regente do ciclo solar. Por isso elas nunca estavam juntas, apenas no solstício quando trocavam de lugar.

No início, as fadas eram iguais aos elfos, sem asas ou varinhas, como JRR Tolkien os descreve em O Senhor dos Anéis. Foi séculos depois que as fadas passaram a ser descritas como pequenos seres, com asas e varinhas, época em que passaram a fazer parte dos de fadas.

A palavra fada vem do latim, que significa “destino”. Entendeu o porquê toda história a fada chega para mudar a vida de alguém? Agora faz muito sentido não é mesmo?

Como as fadas surgiram

Para os europeus, as fadas protegiam e mudavam a história das pessoas. Essas histórias se espalharam com a ajuda dos trovadores (os contadores de história da idade média). Mais tarde, entrariam nas histórias infantis.

Dizem as histórias, que toda criança tem uma fada madrinha. E que elas sempre virão nos ajudar quando mais precisamos.

Outras histórias também contam que sempre que alguém fala alto que não acredita em fadas, uma delas morre. Essa é a justificativa de que não conseguimos achar tantas fadas atualmente.

Fadas famosas

As fadas são sempre retratadas como jovens belas, bem vestidas (com roupas no tom azul, ouro, branco ou verde). As varinhas geralmente possuem uma estrela na ponta, símbolo da magia. Algumas das fadas mais conhecidas, estão hoje nas histórias infantis:

Fada Azul – A fada que deu vida a um boneco de madeira, Pinóquio. É a fada Azul quem muda a vida de Geppetto ao dar-lhe um filho, seu maior sonho.

Sininho – Uma fada que gosta de travessuras. Criada por J.M Barrie, Sininho é a melhor amiga de Peter Pan, o menino que não queria crescer na Terra do Nunca.

Fada do Dente – Essa é uma das mais famosas, porém sem nenhuma menção em história. A fada do dente sempre vem quando o dente da criança cai, ela vem buscar seu primeiro dente. Em troca, ela sempre deixa algum dinheiro como recompensa.

Dama do Lago – essa vem de histórias para adultos. A Dama do Lago é relatada nas histórias do rei Arthur e a Távola redonda. Acreditava-se que naquela época existiam feiticeiras na Inglaterra. Porém o país foi tomado pelos romanos, que trouxeram o catolicismo com eles e queriam acabar com a religião pagã. A Dama do lago era uma fada que, junto com Viviane (a grã-feiticeira) e Morgana ajudaram Arthur a se tornar rei, dando a ele Excalibur. Em troca, Arthur deveria reinar permitindo que os pagãos poderiam professar sua fé sem serem perseguidos. A dama sempre aparecia no lago de Avalon.

Imagens : Pinterest

 E você, conhece outra fada famosa? 

Beijins

Claudia

 

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 pensamentos em “Um pouco de encantamento – As fadas”

%d blogueiros gostam disto:
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux