São inúmeros os benefícios da “Musicoterapia”, como o nome já diz, é uma forma de tratamento através da música!
Ou seja, tem uma terapia melhor que essa?
Isto é, uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.
Além de proporcionar sensação de bem-estar, a música quando usada como terapia, como resultado pode trazer benefícios para a saúde como melhorar o humor, a concentração e o raciocínio lógico.
Em suma, será uma breve apresentação dessa técnica, que pode auxiliar em diversos tratamentos.
Os benefícios da musicoterapia
A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.
A musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda:
- Melhora a expressão corporal
- Aumenta a capacidade respiratória
- Estimula a coordenação motora
- Controla a pressão arterial
- Alivia as dores de cabeça
- Melhora os distúrbios do comportamento
- Auxilia em doenças mentais
A endorfina
A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças, música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.
Ouça, relaxe e transcenda
Você é do tempo da Enya? Pois então, esta sonoridade é um passeio pelo infinito e transcendental, que sem dúvida, é musicoterapia! Relembre aqui:
A seguir , “Weightless” (sem peso) , desenvolvido por terapeutas, tornou-se sucesso pois ajuda a tranquilizar a mente e aliviar os sintomas de ansiedade. Isto é, resulta num estado de relaxamento maior do que qualquer outra música que foi testada até o momento. Em grupo de pesquisa, diminuiu a taxa de ansiedade dos participantes em 65%. Confira:
Seguindo o estilo , confira também:
https://youtu.be/YbHZ8VVhb94
Coldplay (confira o imaginário deste vídeo, e voe , flutue junto!) e Adele (simplesmente ótima), quem não conhece? Inclua na sua playlist e relax:
Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Certamente a musicoterapia irá lhe trazer uma qualidade de vida melhor.
Que tal explorar esta terapia?
** Os direitos autorais sobre as imagens pertencem aos seus respectivos donos. Caso você seja um deles e queira que sua imagem seja retirada, por favor, entrar em contato conosco. Obrigada!
Beijinhos!
Claudia e Yasmin.
Deixe um comentário