Qualidade de Vida • Em 20 set, 2019

Qualidade de Vida: Os benefícios da Musicoterapia

Qualidade de Vida: Os benefícios da MusicoterapiaSão inúmeros os benefícios da “Musicoterapia”, como o nome já diz, é uma forma de tratamento através da música!

Ou seja, tem uma terapia melhor que essa?

Isto é, uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos.

Além de proporcionar sensação de bem-estar, a música quando usada como terapia, como resultado pode trazer benefícios para a saúde como melhorar o humor, a concentração e o raciocínio lógico.

Em suma, será uma breve apresentação dessa técnica, que pode auxiliar em diversos tratamentos. 

Os benefícios da musicoterapia

A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

A musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda: 

  • Melhora a expressão corporal
  • Aumenta a capacidade respiratória
  • Estimula a coordenação motora
  • Controla a pressão arterial
  • Alivia as dores de cabeça
  • Melhora os distúrbios do comportamento
  • Auxilia em doenças mentais

A endorfina 

A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças,  música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.

Ouça, relaxe e transcenda

Você é do tempo da Enya? Pois então, esta sonoridade é um passeio pelo infinito e transcendental, que sem dúvida, é musicoterapia! Relembre aqui:

A seguir , “Weightless” (sem peso) , desenvolvido por terapeutas, tornou-se sucesso pois ajuda a tranquilizar a mente e aliviar os sintomas de ansiedade. Isto é, resulta num estado de relaxamento maior do que qualquer outra música que foi testada até o momento. Em grupo de pesquisa,  diminuiu a taxa de ansiedade dos participantes em 65%. Confira:

Seguindo o estilo , confira também:

Coldplay (confira o imaginário deste vídeo, e voe , flutue junto!) e Adele (simplesmente ótima), quem não conhece? Inclua na sua playlist e relax:

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam.  Certamente a musicoterapia irá lhe trazer uma qualidade de vida melhor.

Que tal explorar esta terapia?

Beijinhos!

Claudia e Yasmin.

 

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: