A lenda do Origami de Tsuru – sua mensagem 8


A lenda dos Mil Tsurus – Como uma Lenda se Tornou Símbolo da Paz

05-lenda-tsuru - lenda origami de tsuru

Pinturas com representação dos tsurus

No mundo inteiro encontramos comunidades com uma longa lista de lendas e histórias. Cada uma com suas representações e histórias, sejam trágicas ou de esperança. Também encontramos forma de representá-los em nossas festividades. Foi assim que surgiu a tradição dos origamis na cultura japonesa e a lenda dos mil tsurus.

Afinal, o que é origami

A técnica de dobrar papel para criar formas e animais é chamada pela cultura japonesa de origami.

Essa arte foi criada por volta de 1600 e por muitos séculos passados por gerações de forma verbal (ou seja, no boca a boca mesmo!). Não havia livros para guiar como fazer as dobraduras na época, o que só ocorreu em 1797.

A princípio, o origami era uma forma de recreação para os japoneses. Aos poucos foi sendo mesclado a crenças e lendas japonesas, fortalecendo a dobradura de papel na cultura do Japão. Umas dessas lendas é a do tsuru, com uma história emocionante de esperança.

01-origami-tsuru

Passo-a-passo do origami de tsuru – dobradura de tsuru

 

A lenda dos Mil Tsurus – o origami de tsuru

08-lenda-sadako-tsuru

Lenda do origami de tsuru – história de Sadako Sasaki – uma mensagem de Paz ao Mundo!

Tsuru é uma ave parecida com uma cegonha e fala-se que pode viver até mil anos. Os japoneses têm o tsuru como símbolo de saúde, sorte, felicidade e fortuna.

Acredita-se que os tsurus eram companheiros dos eremitas que iam até as montanhas para meditar e que possuíam poderes sobrenaturais que não os deixavam envelhecer.

A princípio os tsurus de papel eram somente decoração para berços, mas logo se tornaram populares em festas. Com o tempo passaram a ser oferecidos em templos como orações de proteção. 

Há uma lenda no Japão que diz que, se a pessoa fizer mil tsurus de origami, com um pensamento voltado a um desejo, este se realizará após completar os mil pássaros de papel.

A história da pequena Sadako

09-lenda-tsuru-origami

Estátua que simboliza a Paz e a história da pequena Sadako Sasaki e os mil tsurus de origami

Sadako Sasaki era um bebê de apenas dois anos quando sua cidade natal, Nagasaki, destruída pela bomba atômica em 1945. A mãe de Sadako conseguiu fugir com a filha da explosão, mas foram surpreendidas por uma chuva radioativa que caiu na região. Sem ter onde se esconderem, elas acabaram sendo contaminadas pela chuva.

Somente 10 anos após a tragédia que Sadako descobriria os efeitos daquela chuva. A menina tinha 12 anos e foi diagnosticada com leucemia em decorrência da radiação.

Durante seu tratamento, uma amiga de Sadako lhe contou sobre uma lenda que, se a pessoa fizesse mil tsurus de papel, poderia ter um desejo realizado. A menina usou todas as esperanças que possuía e começou a fazer tsurus para que fosse curada.

Sasaki quase conseguiu alcançar sua meta: ela fez 964 tsurus durante seu tratamento. Infelizmente, veio a falecer no dia 25 de outubro de 1955. Comovidos, seus colegas de classes terminaram de produzir os mil tsurus em homenagem a amiga antes de seu funeral.

Símbolo da Paz

06-lenda-origami-tsuru

lenda dos mil tsurus de origami

A história de Sadako se espalhou pelo Japão. Mais de três mil escolas do Japão e de mais nove países se uniram em uma campanha para fazerem um monumento pelas crianças que morreram ou ficaram feridas com as bombas atômicas.

Um monumento foi erguido em Hiroshima, com uma estátua de Sadako erguendo um origami de tsuru.

O Tsuru de origami passou então a ser também um símbolo da paz e da esperança daqueles que sofreram com a destruição e doenças em Hiroshima e Nagasaki.

Todos anos são feitos e milhares de origami de tsurus para homenagear as vítimas das bombas atômicas no Japão.

Imagens : pixabay ; wikimedia; pinterest, tumblr

Muita Paz!

Beijins

Claudia

 Talvez você também goste destes posts:

  Maneki neko o gato que convida a sorte

  A árvore da fortuna – planta jade

  Bambu da Sorte ou Lucky Bamboo – Sua energia e como presentear

04a-danca-tsurus-horz

Bela dança dos pássaros tsurus ou grous

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

8 pensamentos em “A lenda do Origami de Tsuru – sua mensagem