Pressão alta, uma doença silenciosa
Você sabia que:
- Uma pessoa hipertensa é quando a pressão arterial está acima de 14 por 9.
- E é considerada pressão alta GRAVE quando ela está acima de 18 por 12.
- Em hipertensões menos severas, as medidas comportamentais podem ser suficientes para uma normalização da pressão arterial sem utilizar qualquer medicação.
- 25% da população brasileira é hipertensa, isto é , mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta*.
- 300 mil mortes por hipertensão por ano*.
- O problema aumenta com a idade, a estimativa é de que 50% da população sofre e pressão alta após os 60 anos*.
*Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão
No entanto, o tratamento de uma condição tão importante como a hipertensão não é simples.
Isto é, não basta apenas tomar as medicações prescritas por seu médico e esperar que tudo se resolva, é preciso atitude!
Assim, além dos medicamentos, devemos incorporar em nossa rotina algo chamado MEV: Mudança de Estilo de Vida.
Essa mudança não consiste em apenas um item, mas em várias ações que, combinadas, surtirão um efeito importante no combate às cifras pressóricas elevadas.
Vamos adotar algumas medidas saudáveis?
Cessar o tabagismo
O cigarro possui diversas substâncias tóxicas que, além das já conhecidas ações danosas aos pulmões, é também um vilão na saúde cardiovascular. Resultando no aumento do tamanho das placas de ateroma (que ‘’trancam’’ o fluxo sanguíneo) e aumento da pressão arterial. Pois estimulam receptores específicos dos vasos sanguíneos! Enfim, deixar o cigarro de lado poderá diminuir por si só algumas cifras de sua pressão arterial.
Atividade física
Recomendada pela OMS, que é categórica: ao menos 150 minutos de exercício físico por semana(divididos em sessões de 30 minutos todo dia, ou 50 minutos por 3 dias). Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos, que além de diminuírem a pressão arterial atuam reduzindo o peso, colesterol e diabetes.
Reeducação alimentar
A palavra ‘’dieta’’ é um terror para muitos. Devíamos, no entanto, falar de reeducação alimentar.
A perda de peso é feita não somente com exercícios. Mas com uma dieta equilibrada de modo que o indivíduo consiga diminuir o peso corporal com saúde. E não é para menos: a obesidade está ligada à pressão arterial, quanto maior o peso do indivíduo, mais propenso a ter altas cifras pressóricas ele estará.
Redução do sal
O sal é um grande vilão no que diz respeito à hipertensão.
O consumo recomendado por dia é de < 5g/sal(traduzindo por < 2g de Sódio), mas o brasileiro consome em média 9 a 12 g de sal por dia!
Todo esse consumo exagerado irá reter água no organismo, causando inchaço e principalmente, aumentando a pressão arterial.
A zona de conforto
A bem da verdade, certamente, as medidas acima são de conhecimento de quase toda a população.
A parte difícil é seguir as recomendações, afinal, para o médico é muito mais simples apenas receitar a medicação sem precisar motivar ou encorajar o paciente a sair da zona de conforto.
O paciente precisa, também, tomar seu protagonismo na batalha por sua própria saúde. Enfim, buscar cuidar do seu maior bem material: o corpo.
Imagem: Designed by Freepik
Mais sobre a pressão arterial?
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Deixe um comentário