#assopraquesaraQualidade de Vida • Em 03 jun, 2018

Qualidade de vida: 3 lições sobre longevidade

Longevidade – Qual o segredo?

 

Uma breve descrição do estudo…

Todos queremos ter uma vida longa e duradoura, mas não sabemos exatamente como conseguir isso. Através de um estudo feito na Universidade de Harvard, pesquisadores conseguiram encontrar algumas coisas que contribuem para longevidade.

O estudo envolveu 724 homens que foram acompanhados por 78 anos. Através de entrevistas a cada dois anos e exames médicos, de sangue e cerebrais foram feitos periodicamente.

Os pesquisadores acompanharam as escolhas que esses homens fizeram ao longo de suas vidas, observando os resultados que essas escolhas teriam.

 O que eles descobriram?

Os pesquisadores descobriram que os relacionamentos bons nos ajudam a sermos mais saudáveis e felizes. Pois a solidão pode até levar a morte, devido à depressão, por exemplo, que pode causar.

Cá entre nós, ficar sozinho é realmente ruim. Muito melhor é ficar com o marido, os filhos e netos, não é? Além desse pensamento, outros parâmetros também foram encontrados.

capa-longevidade

Basicamente são 3 lições sobre longevidade , que dão excelentes resultados:

#1 – Pessoas que tiveram infâncias difíceis podem compensá-las na meia-idade.

O fato de ter uma infância feliz e com muito amor e carinho por parte dos pais leva essa pessoa a ter bons relacionamentos na vida adulta, com uma maior segurança.

Casamentos de pessoas com uma boa infância, por exemplo, tendem a ser mais duradouros, afinal, não é para qualquer um manter 50 anos de matrimônio, não é mesmo? Além disso, há uma influência também na saúde física desse adulto e idoso.

Outro fato interessante que foi descoberto é que aqueles que possuíram uma relação próxima com um irmão durante a infância foi um fator determinante para que aquele adulto tivesse menos chances de ter depressão aos 50 anos.

Uma infância feliz leva a efeitos muito duradouros. Mas se passou por uma infância difícil…

Para aqueles que não tiveram uma infância tão boa. Que sofreram com algumas conseqüências de ambientes difíceis de famílias complicadas, envelheceram mais tristes do que as que tiveram uma infância boa.

Apesar disso, quando chegaram na meia-idade. Aqueles que buscaram estabelecer e orientar a próxima geração foram mais felizes do que aqueles que não fizeram o mesmo.

Das 3 lições sobre longevidade, esta, com certeza , é a que dá mais base e estrutura para uma vida longa.

#2 – Aprender a lidar bem com o estresse tem um retorno ao longo da vida.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que lidaram com o estresse através de métodos de adaptação tiveram melhores relacionamentos com outras pessoas. Dessa forma, um ponto crucial para longevidade é tentar encarar as situações de estresse que aparecem em nossas vidas de forma mais tranqüila. A irritação só envelhece.

#3- O tempo com as outras pessoas nos protege dos altos e baixos da vida.

Eles concluíram que a qualidade das pessoas com que passamos nosso tempo e também a quantidade – quanto mais melhor- influencia a nossa felicidade pessoal. Os homens do estudo que usaram o tempo para ficar com outras pessoas os tornaram mais felizes no dia-a-dia.

Portanto, passar um bom tempo com amigos e familiares, se estressar menos e buscar ter boas relações são fundamentais para uma vida longa, saudável e feliz.

Lições significa ensinamento por vivência, aquilo que serve de exemplo. Então, vamos praticar estas 3 lições sobre longevidade?

Beijins

Claudia

veja também: 

IKIGAI – O segredo japonês para uma vida longa e feliz

Qualidade de Vida: Você é ou será um superidoso?

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

  • A . M . A .
    04 junho, 2018

    Otimas dicas ; vamos tentar lidar com o stress !

  • ANAFOG
    03 junho, 2018

    Muito bom…gostei…

  • %d blogueiros gostam disto: