Pressão arterial alta ou baixa, é bom saber…
A pressão arterial alta ou baixa muitas vezes podem ser circunstanciais, outras vem da nossa genética. É bom sempre saber o causador da hipertensão ou pressão baixa, afinal , se você reconhecer a causa, pode amenizar os problemas futuros.
Quais os sintomas da pressão alta? E da pressão baixa?
A pressão alta possui poucos sintomas, sendo estes mais comuns na crise hipertensiva, por exemplo: dor/rigidez na cabeça e na nuca, irritabilidade, dor ocular.
Já a pressão baixa pode apresentar mais sintomas, tais como taquicardia (coração batendo muito rápido), tontura, desmaios, fraqueza…
A temperatura ambiente pode afetar a pressão arterial?
Embora não seja o principal fator, o frio ou o calor do ambiente pode influir na pressão sim.
♥ No calor, os vasos do corpo tendem a dilatar-se, ‘’abrindo’’ para assim fazer com que o corpo perca calor.
♥ O contrário ocorre no inverno, quando, para manter a temperatura corporal em um nível fisiológico, os vasos tendem a contrair-se, ‘’prendendo’’ o calor. Dessa forma, com esta contração, a pressão arterial irá subir.
♥ Assim, o inverno tem mais efeito hipertensivo do que o verão (estação que muitos podem sofrer desmaios/tontura pelo calor, que na verdade é o efeito hipotensor!).
♥ A pressão arterial ideal é aquela onde as cifras estão controladas na tabela citada no artigo anterior, sem qualquer sintoma associado!
Minha pressão arterial sempre está elevada quando vou ao médico, mas nos outros momentos é normal. Qual a explicação?
Isso é, na verdade, bastante comum. Existe a chamada ‘’hipertensão do jaleco branco’’, e está relacionada ao fenômeno citado. Como a pressão arterial está sujeita à mudanças pelo sistema nervoso e descargas de adrenalina, ela tem uma relação próxima com o ‘’emocional’’ do paciente. Então sim, sua pressão pode subir só de ver um médico!
A pressão arterial normal pode variar de acordo com a idade?
Sim. Conforme envelhecemos, nossos vasos se tornam menos elásticos e mais rígidos, além da presença de placas de ateroma ‘’entupindo’’ os tais vasos. Dessa forma, quanto maior a idade, mais frequente é a presença da hipertensão e mais vigilantes devemos ser acerca dos riscos desse quadro clínico!
Hipertensão é genética?
Existe um componente genético , sim. Se um dos pais era hipertenso, há 30% de chances da pessoa apresentar cifras elevadas. Se ambos os pais forem hipertensos, essa porcentagem sobe para 50%!
Posso praticar exercícios físicos?
Deve! Exercícios são importantes para tratar a hipertensão, sejam eles aeróbicos, de impacto(academia, musculação) ou mesmo exercícios mais leves.
Agora com um pouco mais de informações , você pode controlar melhor a sua saúde.
Beijins
Claudia
E a sua saúde está boa? Confira estes posts:
Deixe um comentário