Obter o hormônios da felicidade é muito mais fácil do que se imagina!
Você já percebeu quando estamos felizes, temos mais disposição para fazer tudo, e quando estamos tristes acontece exatamente o oposto? Isso acontece graças aos nossos hormônios. Sim, existem hormônios que nos fazem felizes.
O corpo humano produz diariamente centenas de hormônios em nosso corpo. Dentre eles, quatro são indispensáveis para nos sentirmos bem e felizes.
#1. Endorfina
É um hormônio do bem estar. Um neurotransmissor, ou seja, um hormônio que trabalha enviando e recebendo informações entre os neurônios. Se percebeu uma semelhança com o nome morfina? Isso não é a toa, pois o nome é uma abreviação para analgésico (morfina) interno (endo),
O que ela faz
- Alivia as dores;
- Melhora o bom humor, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, que melhora a autoestima;
- Dá disposição física e mental e resistência corporal;
- Ajuda a manter o controle do apetite;
- Melhoram a memória;
- Melhoram o nosso sistema imunológico;
- Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
- Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
- Aliviam as dores;
- Melhoram a concentração;
- Melhoram a vida sexual.
Como se produz
É a resposta de atividade física ou durante o orgasmo, que promove o relaxamento e dá prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.
Curiosidades
- O chocolate e pimenta estimula a produção de endorfina.
- 30 minutos de exercícios físicos aeróbios, como por exemplo uma leve corrida, libera a endorfina.
#2. Oxitocina
Um dos hormônios da felicidade, produzido pelo hipotálamo e tem como algumas de suas funções é desenvolver apego e empatia entre pessoas e aumentar a confiança em situações onde a pessoa possa sentir medo. Ela aumenta os laços afetivos entre as pessoas, por isso é conhecida como o hormônio do amor.
O que ela faz
- Promove as contrações musculares uterinas, isto é, responsável pelo trabalho de parto;
- Evita o sangramento durante o parto;
- Estimula a libertação do leite materno;
- Ajuda a estabelecer estímulos afetivos entre mãe e bebê;
- Desenvolve apego e empatia entre pessoas;
- Ajuda a produzir parte do prazer do orgasmo;
- Ajuda a combater a ansiedade.
Como se produz
Foi constatado altas concentrações de ocitocina durante o orgasmo, tanto feminino como masculino, por isso ligado ao prazer. Isto é, tem um papel importante na resposta sexual.
#3. Dopamina
Neurotransmissor que desempenha importantes funções no organismo, como a sensação de prazer. Assim, no decorrer de situações agradáveis, a dopamina é liberada, desencadeando impulsos nervosos, que levam a uma sensação de prazer e bem estar.
O que ela faz
- A dopamina também está envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória.
- A desregulação da dopamina está relacionada a transtornos neuropsiquiátricos como Mal de Parkinson , na esquizofrenia e depressão pós-parto;
Atua no controle do apetite.
Como se produz
Alimentos saborosos, sexo, jogos e drogas são alguns exemplos de situações que estimulam a ação da dopamina.
#4. Serotonina
Trabalha inibindo da ira, agressividade, regulando o humor, sono e apetite, vômito e temperatura corporal. Você já soube de alguém que estava em depressão, dorme o dia inteiro ou possui insônia e tem problemas para comer (se alimenta em excesso ou não come nada o dia inteiro)? Isso acontece por falta de serotonina.
O que ela faz:
- Regula o apetite mediante a saciedade;
- Equilibra o desejo sexual;
- Controla a temperatura corporal,
- Controla a atividade motora;
- Controlar as funções perceptivas e cognitivas.
Como se produz
A serotonina também se encontra em alimentos ricos em tripofano:
- Vegetais: vários cogumelos ervilhas, batata, beterraba;
- Frutas: banana, abacate, nozes, castanha do pará;
- Origem animal: Queijo, frango, ovos.
Curiosidades
A quantidade de luz que o corpo recebe por dia, é fator importante para o comportamento humano. Isto é, nas estações com menos luz , o Outono e o Inverno, surge um aumento de depressão e falta de estímulo sexual. No entanto , na Primavera e no Verão, o organismo é abastecido de serotonina pela luz , o que leva a um aumento progressivo do bem-estar e da felicidade com maior estímulo sexual, produto das concentrações deste neurotransmissor no cérebro.
Falta desses hormônios e a depressão
Se estivermos com uma quantidade baixa de um desses hormônios passamos a ter menos disposição, tristeza, falta de apetite e até mesmo insônia. Em alguns casos as variações de humor (irritabilidade excessiva) podem ser causadas pela sua falta.
Existem diversos estudos que provam a falta destes hormônios da felicidade com o aparecimento da depressão. Por essa razão que diversos antidepressivos atuam de forma a aumentar a produção de alguns desses hormônios como a dopamina (IMAO) ou a serotonina (ISRS), fazendo com o que cérebro volte a funcionar corretamente e, com isso, a pessoa passe a ter menos momentos de tristeza.
Produzir naturalmente os hormônios da felicidade
Mas não é somente a base de remédios que você pode aumentar esses hormônios no seu corpo. Exercícios físicos regulares e alimentação ajudam com a produção desses neurônios de modo que nunca faltem.
Alimentos ajudam a regular a produção de serotonina e dopamina e até mesmo aumentar sua produção.
Qualquer tipo de exercício físico, desde caminhadas, esportes como natação e futebol trabalham de maneira a fazer o corpo produzir mais endorfina, que melhora o humor e a disposição no dia a dia. Mas lembre-se, é necessário fazer exercícios de maneira regular para conseguir os resultados.
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Deixe um comentário