Como identificar e se prevenir da osteopenia e a osteoporose
Com certeza você já ouviu falar de doenças que atingem os ossos, casos da osteopenia e da osteoporose. Principalmente, após os 50 anos é bem comum apresentar o desenvolvimento destes problemas, por isso é necessário ficar atento logo aos primeiros sintomas e também realizar atividades que ajudem na prevenção.
Para identificar, primeiramente vamos falar de cada uma delas:
Osteoporose
A osteoporose, trata-se de uma diminuição da massa óssea e a deterioração do tecido ósseo, são termos complexos para explicar o que é popularmente conhecido como osso fraco.
Os sintomas principais são dores nas regiões lombares, fraturas com maior facilidade e até a perda de altura pode significar o desenvolvimento da osteoporose.
Diversos fatores contribuem para o surgimento da osteoporose, um fato que exemplifica bem isso é que a doença é “nova”, 40 anos atrás era muito difícil ouvirmos falar deste tipo de problema.
Osteopenia
Não é somente no nome que a Osteopenia se parece com a osteoporose, os sintomas e os cuidados também são bem similares. Os ossos perdem densidade, ficam com mais “buracos” ou poros e por isso ficam mais frágeis, o desenvolvimento da osteopenia pode acarretar na osteoporose.
O exame para saber o risco da doença é a densitometria óssea, funciona de forma parecida com um raio X e por isso não causa dores ou qualquer tipo de incômodo.
Grupos de risco
Alguns grupos de pessoas possuem mais facilidade em desenvolver estas doenças e devem ficar mais atentos aos sintomas e a prevenção, são eles:
- Mulheres, especialmente no período pós menopausa
- Homens possuem 30% menos chance de desenvolver estas doenças
- Pessoas sedentárias
- Fumantes
- Pessoas que possuem histórico familiar de déficit de cálcio
Obs: Apesar de alguns grupos possuírem mais facilidade no desenvolvimento da doença, todos estão vulneráveis e devem tomar os cuidados necessários.
Como prevenir a osteopenia e a osteoporose?
A prevenção deve partir, principalmente, dos hábitos do dia-a-dia, então não deixem de seguir as dicas:
- A palavra chave quando se trata de fortalecimento dos ossos é CÁLCIO, portanto uma dieta que consome bastante cálcio vai ajudar com certeza
- Ex: Leite, iogurte, queijos e derivados.
- Vitamina D também vai contribuir para o fortalecimento ósseo
- Peixes, ovos, e mais leite e queijo!
- Prática regular de exercícios físicos
- Pelo menos 30min por dia, esportes como vôlei, basquete que induzem bastante movimentação corporal no sentido de saltos são mais que bem-vindos.
- Tomar banhos de sol regularmente
- Ressaltamos nessa dica que também é importante sempre utilizar protetor e buscar horários em que o sol não está tão forte como das 8h-10h da manhã e no fim da tarde
DICAS:
- O cálcio depende da vitamina D para que haja a absorção pelos ossos. Para isso , é necessário sempre se nutrir com os dois alimentos.
- A fonte natural e poderosa de vitamina D é o sol. Se você tomar de 10 a 20 minutos de sol por dia, o seu corpo agradece! E os ossos também!
Alimentos que fazem BEM para os ossos: sardinha, derivados do leite(queijo , iogurte), soja, salmão, cereais
Alimentos em excesso que fazem MAL para os ossos: proteínas(carnes), café, sal, bebidas alcoolicas, refrigerantes
Imagens: pixabay, Photo by Dan Gold and Nguy?n Linh on Unsplash, pinterest
Atenção : Este artigo é meramente informativo, procure um médico para melhor orientação ou suspeita.
Vamos cuidar bem dos nossos ossos, afinal são eles que nos sustentam e locomovem!
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Deixe um comentário