Você conhece o mosaico picassiette?
Eu não conhecia e nem sabia que tinha esse nome tão diferente, mas quando vi, me encantei.
Se você tem louças, xícaras, cerâmicas que está cansada de ver , mas tem dó de jogar fora, ou quebrou aquela peça que tanto gostava , mas tem um valor sentimental e não quer se desfazer, veja essa linda idéia!
Técnica do mosaico picassiette , mais conhecida como pique assiette na França, onde deu origem à técnica é muito original e certamente, sustentável.
Pique assiette ou Picassiette
Termo francês : “aquele que come do prato dos outros“, ou “aquele que rouba dos outros pratos ” – é um termo meio estranho , mas é mais uma forma irônica que os franceses adotaram para tratar essa técnica. Basicamente é composta de peças de cerâmica quebrada, pratos, copos, xícaras, vidro, botões, jóias.
Ou seja, quase todas as formas podem ser usadas como base e qualquer combinação de peças pode ser aplicada, o que vale aí é a criatividade, imaginação e reciclagem.
Afinal são peças quebradas , que não teria mais sua real utilidade , agora reaproveitadas, são usadas para decoração.
Acredita-se que Raymond Edouard Isadore seja o criador dessa técnica, conhecido como o “pai do pique assiette”. Ele descobriu as peças de vidro colorido e cerâmica nos campos próximos de sua casa em Chartres, no centro da Fança.
Passou sua vida cobrindo cada superfície do interior e exterior da casa e da área do jardim. Ele complementou seus fragmentos com objetos de leilões, pedreiras . Sua casa é uma atração turística popular e é conhecida como “Maison Picassiette”.
Louças e xícaras quebradas? Não jogue fora!
Imagens: Pinterest
O efeito 3D que dá nos quadros feitos com esta técnica de mosaico é o que mais me encantou. Estas cerâmicas, xícaras e pratos por serem vitrificadas , dão brilho e vida ao mosaico.
São tão bem feitas que não dá pra perceber que são xícaras e pratos quebrados.
Você tem louças ou xícaras que está indo pro lixo?
Que tal fazer esta arte?
Beijins
Claudia
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Deixe seu comentário