DIY- Mosaico picassiette – o mosaico sustentável 9


Você conhece o mosaico picassiette?

Eu não conhecia e nem sabia que tinha esse nome tão diferente, mas quando vi, me encantei. 

Se você tem louças, xícaras, cerâmicas que está cansada de ver , mas tem dó de jogar fora, ou quebrou aquela peça que tanto gostava , mas tem um valor sentimental e não quer se desfazer, veja essa linda idéia!

Técnica do mosaico picassiette , mais conhecida como pique assiette na França, onde deu origem à técnica é muito original e sustentável.

Pique assiette ou Picassiette

Termo francês : “aquele que come do prato dos outros“, ou “aquele que rouba dos outros pratos ” –  é um termo meio estranho , mas é mais uma forma irônica que os franceses adotaram para tratar essa técnica. Basicamente é composta de peças de cerâmica quebrada, pratos, copos, xícaras, vidro, botões,  jóias. 

Quase todas as formas podem ser usadas como base e qualquer combinação de peças pode ser aplicada, o que vale aí é a criatividade, imaginação e reciclagem.

Afinal são peças quebradas , que  não teria mais sua real utilidade , agora reaproveitadas, são usadas para decoração. 

Acredita-se  que Raymond Edouard Isadore seja o criador dessa técnica,  conhecido como o “pai do pique assiette”. Ele descobriu as peças de vidro colorido e cerâmica nos campos próximos de sua casa em Chartres,  no centro da Fança.

Passou sua vida cobrindo cada superfície do interior e exterior da casa e da área do jardim. Ele complementou seus fragmentos com objetos de leilões, pedreiras . Sua casa é uma atração turística popular e é conhecida como “Maison Picassiette”.

Louças e xícaras quebradas? Não jogue fora!

Imagens: Pinterest

O efeito 3D que dá nos quadros feitos com esta técnica de mosaico  é o que mais me encantou. Estas cerâmicas, xícaras e pratos por serem vitrificadas , dão  brilho e vida ao mosaico.

São tão bem feitas que não dá pra perceber que são xícaras e pratos quebrados.

Você tem louças ou xícaras que está indo pro lixo?

Que tal fazer esta arte?

Beijins 

Claudia

 

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

9 pensamentos em “DIY- Mosaico picassiette – o mosaico sustentável