Como sei se a minha pressão arterial está boa
A hipertensão arterial é um problema de saúde que acomete uma grande porcentagem da população brasileira, estando presente em mais de 30% da população brasileira e, acredite ou não, afeta mais de 60% dos idosos brasileiros !
Podemos definir a pressão alta como valores iguais ou superiores à 140(Pressão sistólica) ou 90(Pressão diastólica). Veja a tabela abaixo:
Fonte : SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão) extraída em março/2018.
A pré hipertensão é uma entidade comum na população que está ligada ao surgimento da hipertensão arterial em indivíduos que ainda não a possuem.
Hipertensão
Fatores de Risco:
- Idade
Além do aumento no número de idosos pela expectativa de vida cada vez maior, a terceira idade apresenta uma rigidez das artérias em relação aos indivíduos mais jovens, causando mais hipertensão ainda!
- Etnia
Negros possuem uma maior prevalência de pressão alta, supostamente por fatores genéticos.
- Excesso de Peso e Sedentarismo
- Ingestão de Sal
O sal acaba por reter água no organismo, sendo capaz de aumentar a pressão arterial. A média de ingestão de sal na casa do brasileiro, diariamente, é de 4,7g. O recomendado é de 2g/dia.
Causas :
A pressão alta se divide em primária (com causa indefinida até o presente momento, lembrando que esta variação é a mais comum na população), ou secundária, ou seja, causada por outra doença (distúrbios na tireóide, distúrbios no rim, medicamentos).
Os Riscos da Pressão Alta:
Embora muitas vezes a pressão alta passe despercebida (falaremos disso mais adiante nos sintomas), ela é conhecida como o ‘’assassino silencioso’’ na medicina. Isso ocorre pois, apesar de sintomas modestos, o dano causado por níveis altos de pressão arterial podem ser seríssimos, afetando diversos órgãos e causando disfunções das mais variadas:
- Lesão Renal
- Hipertrofia Cardíaca: O coração precisará esforçar-se mais para ‘’vencer’’ a pressão das artérias e enviar sangue para a circulação, tal esforço acabará levando a quadros como Insuficiência Cardíaca!
- AVC
- Infarto
Sintomas:
O quadro clínico da hipertensão é bastante reservado. Dificilmente a pessoa apresentará sintomas a não ser que esteja em franca crise hipertensiva, na qual os sintomas incluem tontura, dor de cabeça, visão dupla. O fato de ser silenciosa faz com que a hipertensão arterial seja subdiagnosticada pois os sintomas virão anos após a pessoa manter o quadro de pressão alta vigente, na forma de danos aos órgãos!
Como fazer uma boa aferição de pressão:
Para saber se sua pressão arterial está boa, é interessante medir com uma certa frequência.
A melhor maneira de aferir a pressão arterial é utilizando a medição pelo esfigmomanômetro (aparelho de pressão de mercúrio). Porém, pela praticidade, as pessoas podem facilmente utilizar o aparelho digital. Alguns fatores a serem ressaltados na hora de medir a pressão:
- Deve ser feita em local quieto, arejado e silencioso;
- A pessoa que terá a pressão aferida precisa estar com a bexiga vazia, além de não ter ingerido café, chás ou bebida estimulante recentemente;
- Melhor feita com a pessoa sentada;
- O diagnóstico de pressão alta deve ser feito por um médico, pois requer mais de uma medida. Embora seja útil manter o acompanhamento, ainda mais se indicado pelo seu médico!
Imagens : Pixabay
Artigo escrito pelo colaborador , acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal
Na parte 2 trataremos acerca das dúvidas mais comuns acerca da hipertensão arterial, falaremos um pouco do tratamento e dicas para manejar sua pressão em casa!
Sua pressão arterial está boa?
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
beijins
Claudia
Deixe um comentário