Qualidade de Vida • Em 26 out, 2020

Qualidade de Vida: 6 dicas de um centenário

Qualidade de Vida: 6 Dicas de um centenário6 dicas (fáceis) de um Centenário

Cada ano que passa a expectativa de vida é maior, por isso chegar aos 100 anos, ou seja, orgulhosamente se tornar um centenário,  é alcançável a todos nós!

O médico japonês Shigeaki Hinohara viveu até os 105 anos e serve de inspiração para um dia apagar as 100 velinhas no bolo e com um sopro só. Surpreendentemente, foi trabalhando e ajudando o próximo que viveu até tal idade.
Decerto, não existe um manual de instruções que te faça completar um centenário, entretanto, Hinohara deixou alguns conselhos valiosos para quem almeja esse propósito.

Se preocupe em se divertir

Isto é, para ele, se deve viver como uma criança, sem se preocupar com regras para comer tão certinho e dormir sempre no horário. Apenas, divirta-se.

Se movimente

Assim sendo, trabalhe seus músculos todos os dias (sempre que possível). Seja optando por uma escada convencional no lugar de uma escada rolante, elevador, ou caminhando, etc.

Aposente-se, mas não tão cedo

Em resumo, Shigeaki acreditava que trabalhar estimulava a pessoa a se sentir bem e feliz. Por isso, ele trabalhou mesmo após alcançar o centenário e se sentia muito bem ao ministrar palestras onde passava seus conhecimentos para o próximo.

Faça planejamentos

Visto que queria evitar estresse, ansiedade e possíveis aborrecimentos, ele tinha costume de se planejar antecipadamente. Ou seja, ele mantinha seus objetivos claros e definidos para o dia a dia.

Atente-se ao peso

É provável que muitos pensem que o peso é só uma questão de estética, mas principalmente nessa idade, conta muito na saúde. Só para exemplificar, Hinohara seguia uma dieta balanceada com bastante vegetais e carne magra apenas duas vezes na semana.

Ouça seu médico, porém não sempre

Por fim, um outro conselho é de que não se deve fazer 100% das coisas que seu médico manda (apesar de ele ser médico também). Isto é, ele achava importante que pelo menos questionasse antes de qualquer sugestão, fosse de medicamentos fortes, cirurgias delicadas, etc. Sobretudo, acreditava que medicinas alternativas que dispunham de tratamentos com música, por exemplo, auxiliavam em efeitos positivos também.

Dicas de um centenário: viver sem excessivas cobranças mas com qualidade

O médico japonês Shigeaki Hinohara, faleceu em 2017, com 105 anos. Com toda a certeza, viveu um centenário de forma plena e sem nenhum rigor, além de popularizar a medicina preventiva no Japão. Inegavelmente servirá de grande exemplo para quem quer alcançar a longevidade sem regras rígidas e cansativas.

Imagem : Pessoas foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: