DiYNatal • Em 13 dez, 2016

Árvore de Natal – história e ideias econômicas

Ideias de árvore de Natal criativaUma árvore toda enfeitada e iluminada é a simbologia mais conhecida do Natal e mesmo não sendo enfeitada como pede a tradição, ela é fácil de reconhecer, certo?

Confira como surgiu a árvore de Natal ,  os significados dos enfeites e se inspire para preparar sua casa com o espírito natalino e levando as mensagens de cada um deles a todos seus queridos.

Escolhi algumas ideias práticas e bem econômicas e que fogem do tradicional, mas representa lindamente o Natal.

Você pode aproveitar os enfeites do ano passado e  com um pouco de imaginação você enfeitará a casa toda!

A primeira árvore de Natal:

Existem várias versões da origem da árvore de Natal,  a de Martinho Lutero  é uma delas.

Inverno de 1530, Alemanha. Martinho Lutero, enquanto caminhava na escuridão da noite pela floresta, se encantou com um pinheiro coberto de neve e o céu cheio de estrelas que  iluminavam a copa da árvore. Ao chegar em casa, reproduziu o belo cenário com galhos de pinheiro, algodão(neve), velas acesas ( estrelas) e outros enfeites.

Tradições :

Quando montar e desmontar a árvore de Natal

Para os cristãos, a montagem começa no final de novembro, faltando 4 semanas para o Natal. E de 17 de dezembro  (quando a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus) até a véspera do Natal completa-se a decoração.

Dia 6 de janeiro, é a data para desmontar a árvore, dia de Reis – quando celebra a chegada dos três Reis Magos em Belém, para presentear o menino Jesus.

Como enfeitar sua árvore de Natal

Tradicionalmente  é uma árvore do tipo do pinheiro,  enfeitada com bolas de cores vibrantes, estrela , pisca-pisca (vela) e ponteira. E cada um destes enfeites tem o seu significado , confira a seguir.

ESTRELA DE NATAL

Representa a estrela de Belém,  que guiou os três reis magos até a cidade,  onde nasceu o menino Jesus. Simboliza também o Cristo, como a “estrela guia da humanidade”.

Colocada no topo da  árvore, estrela de cinco pontas,  representa aqui a “Cumeeira do Céu”, isto é, seu ápice e seu princípio. Princípio, por sua vez, significa o que se encontra antes do começo, isto é, sua origem, seu Criador.

Ela é colocada no topo da árvore.

BOLA DE NATAL

Originalmente as bolas da árvore de natal eram frutos de verdade. Os de casca amarela referem-se aos frutos de ouro do Paraíso, como desdobramentos do Sol. Representando os frutos da vida.

A sua posição na árvore também era importante, pois representa uma hierarquia em que quanto mais alta a bola estivesse na árvore, maior espiritualidade representava.

Geralmente a árvore de natal é um pinheiro, que são bem resistentes ao frio e atravessam o inverno rigoroso sem perder suas folhas.

Sua forma de cone (um  triângulo em rotação),  representa a Unidade (Deus) em seu vértice superior e a Natureza , isto é,  manifestação da natureza que forma a base.

PRESENTE

Hoje simbolizado quase que exclusivamente em objetos de valor para o consumo, os sentimentos natalinos foram trocados por mercadorias.

O Presente, na origem, referia-se à presença e, mais exatamente, à “Presença Divina”  ;  em outros termos, ligava-se à manifestação do Espírito entre os homens.

Sua simbologia  é representada pelos três Reis Magos que levavam presentes ao menino Jesus:

  • O OURO – um presente para um rei, representava a realeza;
  • O INCENSO – um presente para um sacerdote, representava  a fé, a espiritualidade, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2).
  • A MIRRA-  um presente para um profeta, representava a imortalidade. A mirra era usada para embalsamar corpos.

fontes: reneguenon ; wikipedia ; wikipediadicionariodesimbolossignificados

Ideias para enfeitar a sua casa 

Uma parede-lousa, só com o pisca-pisca e  o restante vai da sua imaginação , mostrando o artista que tem dentro de você : 

fonte: ikeaIdeias de árvore de Natal criativa

Mais 2 ideias na parede. Uma árvore de recordações! Fotos da família, fotos marcantes ou partituras de Natal, cartões de Natal anteriores, textos e mensagens natalinas, também ficam bem originais e introspectivas…
Ideias de árvore de Natal criativa

Ideias para fazer sua árvore de Natal criativa

Aqui a ‘estrela’ é a estrela! Bem clean , discreto e muito charme e …  diz tudo! 
Ideias de árvore de Natal criativaDIY - enfeite de Natal

Cores que simbolizam a Paz e muita luz! Bem natalino!
Enfeite de Natal para portaDIY enfeite de Natal

Então? Vamos transmitir boas vibrações através dos enfeites para celebrar o Natal?

Imagens : pinterest ; indulgy

Beijins 

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • mariel
    19 dezembro, 2016

    A das fotos, imbatível e grande ideia

    • Claudia
      19 dezembro, 2016

      Também adorei das fotos, Natal é recordação, saudades, família…

  • Pro seu dia ficar melhor
    17 dezembro, 2016

    Lindo o nome de seu Blog. Quantas e quantas vezes me pego viajando, imaginando estar de frente para o mar, com o céu alaranjado e dourado, enquanto o sol vai se pondo. Parabéns!

    • Claudia
      17 dezembro, 2016

      Esse nome me veio do nada, por isso adorei e é tão leve e convidativo. É o meu sonho para o futuro… O seu blog também é ótimo e inspirador! Adorei!

  • ALAL
    13 dezembro, 2016

    Lindo ! Amei ! Feliz Natal para todos !

    • Claudia
      13 dezembro, 2016

      Obrigada! Feliz Natal pra você e sua família!

  • %d blogueiros gostam disto: