Viajar faz bem em qualquer idade
Todos nós adoramos viajar. Não importa a idade, viajar revigora nossas energias, conhecemos novas culturas.
De acordo com o Ministério do Turismo, em uma pesquisa realizada em julho passado com brasileiros acima de 60 anos, 26% informou que irá fazer alguma viagem até janeiro do final do ano. Mais de 70% dessas viagens serão feitas de avião.
Viajar sempre dá um friozinho na barriga, afinal é tudo uma surpresa, o lugar , as pessoas, o percurso, hospitalidade do local, a comida, etc…
Para que uma viagem seja “the best“, é sempre bom se programar, para aproveitar ao máximo os poucos dias de muitas atividades.
Como escolher seu roteiro
O primeiro passo está dentro de você: aonde você sonha em conhecer?
Não há nenhuma cidade que deva ser evitada, o que se recomenda é verificar a acessibilidade da cidade ou do hotel e locais que irá visitar, de acordo com suas necessidades.
Infraestrutura
Procure saber se o hotel possui rampas, portas largas e barras nos banheiros caso você tenha dificuldade de locomoção caso seja uma de suas necessidades.
Passeios
Se for fazer passeios em grupo, veja quantas paradas serão feitas, e programe-se com o necessário caso precise de algo pelo caminho como água ou frutas. Se você se cansa rápido demais, pergunte se há mais paradas pelo percurso para descanso e use-os. Saiba seus limites, não espere o cansaço chegar para se sentar, para não ter surpresas.
O que levar
Viajar faz bem pra memória: esquece tudo e só pensa na diversão da viagem!
Não importa a sua idade, as recomendações são as mesmas, mas é sempre bom reforçar:
Um mapa é o primeiro e mais importante artefato do viajante. Mesmo em tempos de celulares e GPS, em caso de falta de internet ou bateria, é o bom e velho mapa que vai lhe ajudar a achar o caminho.
Verifique qual estação do ano que estará no local de sua viagem. Se for inverno, não esqueça um casaco bem quentinho, meias extras. Se o local for de frio intenso, cachecol e luvas são essenciais.
Se for no verão, sempre leve um casaco mais leve, mas que salve caso o dia fique nublado. Abuse de shorts, vestidos e peças leves. Não esqueça protetor solar e chapéu para evitar o sol forte do local.
Sempre anote os telefones de emergência caso necessite. Anote em um papel os nomes e telefones de familiares para ligarem caso necessitem. Coloque aqui também os endereços e telefones do hotel, da agência de viagem contratada. Caso a viagem seja para o exterior, é importante ter também o telefone e endereço da embaixada brasileira mais próxima.
Faça duas cópias com todas essas informações e deixa uma com um familiar mais próximo. Caso ele precise entrar em contato com você e o celular não funcionar, ele saberá como lhe encontrar.
Cuidado extra com medicamentos
Se você usa algum remédio de uso contínuo, não deixe de levá-los. Possuir uma receita a mão em caso de emergência é valiosa. Não esqueça de colocar alarmes no celular com os horários que precise tomar os remédios. Caso precise se alimentar antes do uso de medicamentos, veja os horários das refeições ou leve sempre uma fruta ou algum alimento para comer quando precisar.
Além disso, leve um antigripal, remédio para dor que já esteja acostumado a tomar e algum para azia em caso de algum alimento da região não lhe cair bem.
Depois de todas essas dicas, tudo que você precisa é aproveitar. Boa viagem!
Viajar faz bem pra alma, para o coração, para o corpo, para a mente… Volta renovado(a)!
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Deixe um comentário