Beleza • Em 09 jul, 2021

Por que o inverno é a melhor época para tratar o Melasma ?

Por que o inverno é a melhor época para tratar Melasma?

Muitas pessoas esperam a chegada do inverno para cuidar da pele. Veja porque o inverno é a melhor época para tratar o Melasma.

O Melasma é caracterizado principalmente pelo surgimento de manchas escuras na pele

Elas frequentemente costumam aparecer na face, onde são, sem dúvida, mais facilmente identificáveis. No entanto, as manchas da pele que caracterizam o Melasma, podem, similarmente, aparecer em outras partes do corpo.

Consequentemente, braços, colo, pescoço podem ser afetados e, fazendo parte de uma situação ainda não totalmente explicada, aparecem sobretudo em mulheres, ainda que homens também possam sofrer com essa condição, certamente indesejada.

Como surge o Melasma ?

De acordo com a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, o surgimento do Melasma está, frequentemente  associado ao uso de anticoncepcionais femininos, ao período de gravidez e, principalmente à exposição aos raios solares.

O Sol emite raios que permitem, entre outras coisas, que consigamos ver os objetos, já que os ilumina, a chamada luz visível.

Emite também a luz ultravioleta, a qual não conseguimos enxergar e que é a responsável pelas queimaduras que afetam nossa pele ao ficarmos muito tempo expostos ao sol, sem proteção.

No período de 10 da manhã às 16 horas, a incidência dos raios ultravioleta é sensivelmente maior e consequentemente, mais prejudicial à nossa pele.

Assim sendo, a exposição ao sol é fator preponderante para o surgimento do Melasma.

O Melasma poderá também ter um fator genético e, dessa forma poderá surgir.

Quais os sintomas do Melasma

São de fácil identificação pois as manchas começam a aparecer inesperadamente e são identificáveis através de seus formatos completamente irregulares mas simétricos, uma vez que um lado costuma ser igual ao outro.

Por aparecerem principalmente nas maçãs do rosto, são identificadas de imediato e são diagnosticadas pelo próprio paciente, pois não haverá necessidade de exames laboratoriais ou de imagem.

O Melasma consiste em uma condição crônica, uma vez que poderá durar anos mas, em alguns casos, poderão permanecer por toda a vida.    

Como tratar o Melasma?

Apesar de se tratar de algo relativamente simples, para o tratamento é importante que um médico seja consultado. O melhor para o tratamento deve ser com um dermatologista.

Procurar receitas caseiras ou recomendações de parentes ou amigos ou conselhos pelas redes sociais poderá, ao invés de melhorar, pelo contrário, piorar a situação.

A melhor época para tratar o Melasma é no inverno

Por uma série de razões. Entre elas está que, a estação faz com que a incidência de raios solares diminua sensivelmente sobre nossa região.

O tratamento vai ser feito com medicamentos tópicos, luzes ou lasers, peeling, entre outros, objetivando clarear a pele, estabilizar o número de manchas atuais e impedir o surgimento novas. Dessa maneira, o tratamento vai fazer com que a pele fique muito mais sensível e suscetível ao surgimento de novas manchas.

O tratamento vai implicar também em um rigoroso cuidado com a exposição ao sol e o uso de protetores solares contra os raios ultravioletas.

Em resumo, o frio também significa que as pessoas passarão menos tempo tomando sol, tanto nas praias como nas piscinas e, consequentemente, durante o tratamento, as manchas terão menos probabilidade de voltar.

Sem dúvida, se temos certeza de que o sol, com seus raios ultravioleta é fator de risco para o surgimento das manchas, a melhor época da estação para tratar do Melasma, é o inverno. Pois menos sol, menos exposição a ele.

 

Sites consultados:

www.innoveclinic.com.br

www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13/

Melasma – Dicio, Dicionário Online de Portuguêshttps://www.dicio.com.br › melasma

Imagens: Unplash, wikimedia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: