O envelhecimento do cérebro
O cérebro começa a envelhecer a partir dos 24 anos! Segundo pesquisas feitas pela Universidade Simon Fraser, no Canadá. É a idade que o cérebro pode começar o seu declínio cognitivo, isto é, diminuição de reflexos de memória, atenção, percepção, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Para reverter , basta potencializar o cérebro com pequenas ações.
O envelhecimento está relacionado às diversas alterações de todos os sistemas e órgãos do corpo humano, tais como:
1. A morte das células nervosas, os neurônios;
2. Diminuição da serotonina importantes para o humor e novas aprendizagens e a acetilcolina, importante no comportamento motor;
3. Mudanças que ocorrem na visão e audição, refletem nas principais funções mentais, como a memória, linguagem e funções executivas , mesmo na ausência de doenças neurológicas.
Resultado: afeta todas as funções e a diminui a velocidade de processamento das informações.
Ação : potencializar o cérebro
“NEUROPLASTICIDADE” – é capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. (wikipedia)
Então, que tal rejuvenescer este cérebro com coisas bem simples , mas que dão ótimos resultados!
1 – Mexa-se
Fazer atividades físicas aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimula a serotonina e a acetilcolina, e , faz bem para o coração!
- Deixe o controle remoto da tv longe de vez em quando;
- Vai ao shopping? deixe o carro mais longe possível das entradas;
- Use as escadas , invés de escada rolante ou elevador.
2 – Saia da rotina
Não fique preso em uma rotina, mude, isto estimula e ajuda a potencializar o cérebro, dizem que pessoas criativas são pessoas mais inteligentes. Faça algo novo, faça as coisas velhas de um jeito novo.
- Mude o caminho para o trabalho;
- Faça uma antiga receita mudando os ingredientes;
- Tente usar a mão esquerda para algumas atividades, por exemplo o mouse, escovar os dentes.
3 – Exercite o seu cérebro
Você faz ‘conta de cabeça’ ? Frase antiga e em desuso, não é mesmo? Foi substituído por , ‘faça conta na calculadora do celular’. O celular trouxe muitos benefícios, mas também muita dependência, resultado: o cérebro está ficando de lado… Calculadora, lista telefônica, agenda , GPS, lembretes, etc… Sair do piloto automático é obrigar o cérebro a trabalhar:
- Jogos de lógica , como o Sudoku ou palavras cruzadas;
- Faça contas de cabeça;
- ‘Leia’ o mapa , invés de ouvir e seguir o GPS. Ajuda a memorizar e estimular as relações espaciais.
4 – Treine a sua memória
Você lembra o que comeu ontem? Esta é uma frase típica de teste de memória. Parece bobagem , mas memória é vida! Então vamos tirá-la da zona de conforto:
- Memorize números de telefone, CEP, endereços, datas de nascimento;
- Peque uma caneta e escreva ou faça anotações no papel, invés de digitar ou usar o ‘print screen’ no computador. Você memoriza muito mais do que uma digitação ou visualização na tela;
- Letras de música, sempre tem aquela música que não sai da cabeça, mas não sabemos a letra inteira, pegue a letra, memorize e pronto! Quantas músicas super antigas, que ao tocar, você se lembra na íntegra? O que dá tristeza é de lembrar quanto tempo já se passou … rs
5 – Seja curioso
O hábito de questionar, ficar com dúvidas e se expressar , ajuda a nos atualizar . Afinal , estamos numa era de constantes mudanças, termos novos que nos levam à curiosidade e aprendizado.
- Rótulos dos produtos contém muitas informações que desconhecemos, que tal ligar para o SAC e questionar?;
- Termos novos na internet, no dia-a-dia, redes sociais, que nem imaginamos o que é, pergunte aos mais jovens, decifre;
- Ter a internet a seu favor, use a como ferramenta de pesquisas, aprofunde-se. Quanto mais você pesquisa, mais conhecimentos você agrega.
6 – Pense positivo
O estresse e a ansiedade destroem os neurônios e inibem a produção dos novos. Em pesquisas , descobriu-se que o pensamento positivo, acelera na criação de células e reduz drasticamente o estresse e a ansiedade.
- Substitua com pensamentos positivos, aqueles pensamentos negativos ;
- Evite usar a palavra ‘não’, troque-a por uma afirmação;
- Fuja das pessoas negativas!
7 – Coma alimentos saudáveis
A boa alimentação é fundamental para manter o cérebro saudável e ativo. 20% dos nutrientes e oxigênio que entra no nosso organismo, são aproveitados pelo cérebro.
- Prefira as frutas frescas, menos enlatados e ensacados, diminua o sal e o açúcar, mais ômega-3;
- Procure tomar pelo menos 15 minutos por dia de sol, ajuda na produção de vitamina D, responsável pela formação da memória e processamento de informações;
- Beba muita água.
8 – Leia um livro
Ler um livro ilumina e contribui para potencializar o cérebro , a mente. É um exercício à fantasia e à criatividade. Ajuda a aliviar a tensão e o estresse (destruidores de células cerebrais).
- Provoca a imaginação, um bom treino para o cérebro;
- Cria cenários mentais;
- Estimula a criatividade , pessoas criativas são mais inteligentes.
9 – Durma o suficiente
O sono é um ‘detox’ para o cérebro! O sono é fundamental para que o corpo relaxe, elimine todas as toxinas do dia e reabasteça para o dia seguinte. O recomendado é : jovens (18 – 25 anos) dormir 6 a 10 h diárias. Para adultos (26 – 64 anos), 7 a 9 horas e idosos(65 anos ou mais) , 7 a 8 horas por dia.
- Mantenha o ambiente adequado, ruídos, luminosidade, temperatura;
- Tente dormir sempre no mesmo horário;
- Desligue celular, tv, computador. Desconecte-se.
10 – Aprenda algo
Desacelera o envelhecimento e pode potencializar o cérebro e traz muitos benefícios. Amplia nossos conhecimentos, é um teste de persistência e disciplina. Pode ser um desafio , mas o retorno é certo!
- Aprender uma nova língua – enriquece o vocabulário, abre portas para o mundo;
- Aprender a tocar um instrumento musical, ajuda nos movimentos do corpo, alivia o estresse;
- Fazer cursos , artesanato, informática, gestão – ajuda no raciocínio e pode ser terapêutico.
foto: pixabay ; fontes : lifehack ; gncc
Você já faz alguma atividade para manter ativo o seu cérebro?
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Deixe um comentário