Natal • Em 06 jan, 2018

Curiosidades da Itália: A Lenda da Befana

Dia 6 de Janeiro: dia da befana

Você sabia que na Itália as crianças recebem presentes no Natal e também no Dia de Reis? Alguns dias depois do Papai Noel, que por lá se chama Babbo Natale, a Befana também deixa presentes para os pequenos.

COMO SURGIU A LENDA DA BEFANA

Reza a lenda que os Três Reis Magos se perderam durante sua longa viagem para Belém. Eles encontraram o caminho graças a ajuda de uma velinha, que os ajudou. Agradecidos, os magos convidaram a senhora para ir com eles conhecer o menino Jesus.

Ela rejeitou o convite, mas logo depois se arrependeu e saiu a procura do recém-nascido. Por estar sozinha, a idosa acabou não encontrando os Três Reis Magos ou a manjedoura.

Sentindo-se culpada por não ter presentado Jesus, ela decidiu parar em todas as casas que encontrasse pelo caminho para dar doces para as crianças. Assim nasceu a lenda da Befana.

3 reis magos-epifania - a Lenda da Befana

QUEM É A BEFANA

Segundo a tradição na Itália, a Befana é uma bruxa muito bondosa. Todo ano, ela voa em sua vassoura deixando presentes e doces para as crianças boazinhas e carvão para as que não se comportaram.

Geralmente, ela é representada como uma senhora idosa muito feia e mal vestida. Além de andar curvada, ela tem um nariz proeminente e sempre usa um lenço na cabeça, um xale sobre os ombros e botas.

CANTIGA DA BEFANA

Para recontar a lenda da Befana, há uma pequena cantiga que diz:

“La Befana vien di notte

con le scarpe tutte rotte

col cappello alla romana

viva viva la Befana!”

Em português, a canção da Befana seria algo como:

“A Befana vem de noite

com os sapatos todos quebrados

com o chapéu à moda romana

viva viva a Befana!”¹

viva befana - a lenda da befana - epifania

COMO SE COMEMORA A LENDA DA BEFANA

A lenda da Befana ganha vida sempre em 6 de janeiro, ocasião em que os Três Reis Magos visitaram o menino Jesus. Meia de presentes da BefanaNo Brasil, nós chamamos essa data de Dia de Reis e é quando retiramos as decorações de Natal. Na Itália, o dia é chamado de Epifania.

O costume é as crianças pendurarem em suas casas algumas meias, onde a Befana deixará sua lembrança. Aquelas que se comportaram durante o ano encontram presentes ou doces. Já as mal-educadas recebem um carvão que, nos dias de hoje, nada mais é que um doce preto em forma de pedra.

Assim como fazemos com o Papai Noel, também há algumas famílias italianas que elegem um adulto para se vestir de Befana. Nesse caso, a velhinha bate nas portas da vizinhança perguntando se a criança merece o mimo ou não.

Carvão ou doces e presentes?

Beijins

Claudia

Fonte: wikipedia 

Imagens: pixabay; Pinterest

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

6 Comentários

  • LaLa
    16 janeiro, 2018

    Linda materia ! Voltam as lembranças de quando era menino .
    Ainda é uma tradição bem forte na Italia !

  • Klécia Cassemiro
    09 janeiro, 2018

    Eu fiquei sabendo da lenda da Befena recentemente, quando comecei a estudar mais sobre a cultura e a língua italiana. Como pode tudo nesse povo ser tão cativante e interessante? Beijos!

    • DeFrenteParaOMar.Claudia
      10 janeiro, 2018

      Olá Klécia, obrigada pela visita! Também adoooro as coisas de lá… A cultura, arte, cidades, culinária, tudo! Beijins ^.~

  • Rosilene Zanutto
    06 janeiro, 2018

    Claudia que interesante. Quero ganhar presente também. Fui um menina educada. Kkk beijos

  • ludoevico
    06 janeiro, 2018

    Muito bom conhecer as lendas de outros povos. Adorei o post, Claudia! Bjos⭐️

  • %d blogueiros gostam disto: