DiY • Em 25 abr, 2023

Tricotando com estilo: explorando as variações e combinações do ponto trança de tricô

Tricotando com estilo: explorando as variações e combinações do ponto trança de tricô

Tricotando com estilo: explorando as variações e combinações do ponto trança de tricô

Sem dúvida, o ponto trança de tricô é um dos pontos mais conhecidos e utilizados na arte de tricotar. Ele é formado por um conjunto de cruzamentos de fios que criam um efeito de trança em relevo. Assim, o resultado final é um padrão elegante e sofisticado para diversos tipos de projetos, desde cachecóis e gorros até mesmo em peças maiores como cardigãs e mantas.

Por ser um ponto mais fechado, é muito utilizado em trabalhos com lã, isto é, perfeito para fazer uma peça para os dias mais frios. Principalmente para usar no inverno. Por exemplo: blusas, suéteres e cardigãs, e também em acessórios, como cachecóis, gorros e mantas.

Explorando as variações e combinações do ponto trança de tricô – Variações do ponto

Existem diversas variações do ponto trança de tricô, algumas com mais cruzamentos de fios que outras, resultando padrões diferentes e às vezes, únicos. Algumas variações comuns incluem a trança simples, a trança dupla, a trança torcida e a trança espinha de peixe.

Explorando as variações e combinações do ponto trança de tricô – Combinações do ponto

Aliás, o ponto trança de tricô combinado com outros pontos, dá um efeito ainda mais interessante e personalizado. Uma combinação comum é com o ponto meia ou tricô, criando um contraste de textura. 

Criando um ponto usando a técnica do ponto trança

Contudo, se conhece bem esta técnica do ponto trança, dá para utilizar como base para criar novos pontos e padrões. Ao variar a quantidade de cruzamentos de fios, a direção dos trançados e o número de pontos entre cada cruzamento, novos efeitos de textura e padrões se definem. Além disso, o ponto trança combinado com outros pontos de tricô, cria ainda mais variações. Ou seja, é uma ótima maneira de explorar a criatividade e personalizar ainda mais o seu trabalho de tricô.

Imagens: Pinterest

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Ou seja, infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria mas não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.