Natal • Em 31 out, 2021

Preparando o Natal: Símbolos de Natal na Decoração

Preparando o Natal: Símbolos de Natal na DecoraçãoJá colocamos no ar, anteriormente, um ótimo artigo sobre os símbolos de Natal na decoração. Neste artigo, portanto, vamos dar continuidade à lista de símbolos. Dessa forma, você bterá muitas opções. Como no outro artigo, nossa intenção é não apenas falar sobre a simbologia. Pretendemos, também, trazer uma avalanche de ideias incríveis. Assim, montar a decoração natalina será muito mais fácil!

Símbolos de Natal na decoração: as bolas

Antes de mais nada, as bolas fazem as vezes dos frutos da árvore. Isso porque, antigamente, as pessoas tinham sempre frutas na decoração. Eram sinônimo, portanto, de fartura. Há uma lenda que fala sobre um ano em que não havia frutas para decorar a mesa. Dessa forma, um artesão teria feito bolas em vidro para substituí-las. Assim, surgia a tradição. Usamos as bolas não apenas na árvore, mas também na guirlanda. 

 

Decoração natalina: a árvore

Sem dúvidas, a árvore é um dos maiores símbolos do Natal. A maioria das famílias, portanto, faz questão de ter a sua. E, acredite, há uma variedade incrível de modelos. Há registros históricos de árvores natalinas já no século XVI. No entanto, a tradição delas veio apenas com Martinho Lutero, em meados do século XVII. O pinheiro é a árvore tradicionalmente usada, com certeza. Isso porque, de fato, a tradição natalina se via mais forte em países que comemoravam o Natal no inverno. Com certeza o pinheiro é uma das poucas árvores que resiste bravamente às baixas temperaturas. Por isso ele simboliza vida e esperança. 

(Imagens: depot-online, boredart)

O Papai Noel como parte da decoração de Natal

A figura do bom velhinho se inspira num bispo chamado Nicolau, sem dúvida muito bondoso. Turco, diz a lenda que ele jogava moedas de ouro nas chaminés das casas dos mais pobres. Já a representação moderna do Papai Noel com roupa característica vermelha, é americana. A intenção era chamar a atenção para as vendas da época. A cor vermelha veio de uma campanha da gigante Coca-Cola e, portanto, ficou. 

(Imagens: country-creations, schoolplaten, hikendip)

A coroa do advento e o Natal

A coroa do advento é muito semelhante a uma guirlanda, com certeza. No entanto, ao invés de ficar pendurada na porta, ela serve de enfeite em mesas. Coloca-se , então, a coroa em uma mesa, 4 semanas antes do Natal. Ela tem 4 velas, uma representando cada semana, portanto. Seu formato arredondado simboliza a eternidade, e os ramos verdes a esperança. 

Velas na decoração natalina

A tradição das velas vem, pois, junto com uma história ocorrida na Alemanha. Conta-se, portanto, que havia um senhor que usava velas na sua janela. Ele usava as velas, assim, para iluminar o caminho dos viajantes. E, sendo Jesus considerado a luz que ilumina o mundo, as velas o representam, dessa forma. Aliás, podemos ver velas na mesa da ceia, na véspera do Natal. Da mesma forma, são utilizadas na coroa do advento.

(Imagens: lingsmoment, pinterest)

Símbolos Natalinos: os anjos na decoração

Os anjos foram responsáveis por anunciar a chegada de Jesus aos pastores. Dessa forma, são símbolo da anunciação de Jesus. O anjo costuma ser a figura principal do presépio, sem dúvida. No entanto, ele é utilizado também na árvore natalina e em outros locais da decoração típica.

(Imagens: stranamasterov, indulgy) 

O presépio: ponto alto na decoração de Natal

O uso do presépio dispensa muitas apresentações, sem dúvida. Ele é a representação máxima, com certeza, do momento do nascimento de Cristo. Além disso, é uma representação muito visual, bem como tátil. Geralmente é utilizado como enfeite em algum local especial da casa. E não apenas na noite de Natal, mas em todo o período final do ano. 

(Imagens: Etsy, crocettando)

Com certeza os símbolos nos ajudam a trazer para mais perto de nós o Natal. Cada pedacinho das tradições torna essa época muito especial, sem dúvida. Por isso, inspirações sempre são muito bem vindas, não é mesmo? 

Quer mais ideias para a decoração de Natal? Então veja estes ou clique aqui e veja tudo o que foi publicado na categoria “Natal”:

Preparando o Natal: Árvore de Natal Tradicional

 

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Ou seja, infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria mas não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: