Geriatra , o médico amigo
Como qualquer ser vivo, nosso corpo e mente está em constate transformação. Envelhecer parece assustador, mas com os cuidados da pessoa certa, garantimos nossa saúde por um longo período.
Por isso é importante entendermos o papel do médico geriatra e como ele pode nos ajudar.
Afinal, o que é geriatra?
O Geriatra é o médico especialista na saúde do idoso. Ao contrário de outras especialidades médicas, que tratam somente uma determinada área, tem um conhecimento nas mudanças do nosso corpo e mente no processo de envelhecimento.
É como o clínico geral, mas com foco nas mudanças que passamos ao entrarmos na terceira idade. Dessa forma, ele ajudará o paciente a ter uma qualidade de vida plena.
Assim como quando criança , o pediatra é o especialista nesta etapa da vida, o geriatra tem seu papel importante na nossa nova etapa da vida.
Quando é hora de ir ao geriatra
De acordo com a Organização mundial de saúde, a terceira idade começa aos 65 anos. É por volta dessa idade que devemos nos preparar para nossa primeira consulta ao geriatra.
A maioria dos médicos sugerem que a primeira visita seja por volta dos 50 anos. Isso porque é importante termos uma avaliação e começarmos os primeiros acompanhamentos antes de chegarmos a terceira idade.
Os primeiros sinais que precisamos dele são:
- Esquecimento ou perda de memória,
- Dificuldades em fazer atividades que antes eram simples,
- Mudanças de comportamento,
- Quedas frequentes.
Lembre-se que não é preciso ter todos esses sinais para buscar ajuda. Ao perceber que um deles começa a aparecer, é recomendado que se procure o geriatra para avaliar o quadro e já iniciar um acompanhamento geral.
O que esperar da consulta ao geriatra
É importante que nossa primeira visita seja para prevenção. Assim é possível conhecer o médico e saber como é o trabalho dele. É importante entendermos como é o processo de envelhecimento e como ele irá nos ajudar a passarmos por esse momento de forma saudável.
As visitas seguintes serão para acompanhar a evolução do processo de envelhecimento e, posteriormente, para tratar as doenças pré-existentes, reduzindo seus avanços.
Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar. Portanto, por que esperar as dores e a velhice chegar para procurar um médico, se podemos retardar esse processo com uma simples visita?
E você, já possui um geriatra, o que acha do acompanhamento? Deixe sua opinião ou indique seu médico nos comentários.
** Os direitos autorais sobre as imagens pertencem aos seus respectivos donos. Caso você seja um deles e queira que sua imagem seja retirada, por favor, entrar em contato conosco. Obrigada!
Beijins
Claudia
imagens : pixabay
Capa: Designed by Freepik
Talvez você goste deste:
Cuidado com a pressão alta: Sua pressão arterial está acima de 14 por 9?
Deixe um comentário