A arte do Macramê – A arte de fazer nós
Apesar do nome bem diferente, macramê é uma da técnicas mais antigas de artesanato. Vamos conhecer mais sobre a arte do macramê.
A palavra significa “nó” e é exatamente essa é a técnica do macramê. Assim como o crochê e tricô onde os “pontos” são tipos de “nós”, o macramê também possui.
Porém a diferença está no fato que não há agulhas ou qualquer outro tipo de ferramenta: aqui a mãos do artesão é que fazem os pontos que criam o artesanato.
Criação do macramê
Há indícios que o macramê foi criado ainda na pré-historia, quando os homens primitivos, quando aprenderam a amarrar fibras, e posteriormente difundida no mundo pelos marinheiros, que criavam objetos durante as viagens e vendiam nos portos.
A origem do nome é incerta, mas é possível que tenha vindo do árabe e depois se espalhou pela Europa e o resto do mundo.
Trabalho em macramê repaginado
Antigamente encontravam-se muitos trabalhos de macramê , por exemplo em cintos, enfeites e abajures.
Na moda , ele voltou com força total em bolsas com franjas , principalmente no estilo boho chic.
Também virou decoração na parede, cortinas para janelas e portas, porta-vasos de plantas.
A arte do macramê criativa e versátil que você mesma pode fazer coisas lindas e muito decorativas sem muito custo.
A novidade agora , são as lanternas com macramê. Lindas e super fáceis de fazer!
Clique nas imagens para melhor visualizar.
(Imagens: Pinterest, Serifenin, Craftideas, Urbanoutfitters, Elizamacrame, Etsy, Etsy , Dicaslumachado, Etsy, Pinterest, Etsy, Mimuu, Instagram, Vk, Neimanmarcus)Lanternas de macramê
As lanternas , você pode reaproveitar alguns potes de vidros que iriam para o lixo e envolver com uma tira de macramê com franja e pronto! Coloque a vela e decore o ambiente! Ficam bem diferente e certamente super românticas.
(Imagens: Pinterest, Knittingandwe) (Imagens: Wanelo, Etsy)Como é feito o macramê
Para que seja possível criar uma peça em macramê sem nenhum equipamento, são usados dois ou três fios para criar cada ponto.
Enfim, é possível criar bijuterias, artigos de decoração e até calçados e roupas. Os fios utilizados podem ser variados, como couro, linhas grossas e até cipó.
Com essa técnica, se pode fazer diversos desenhos em formatos e tamanhos diferentes, deixando o artesão criar o que vier na sua imaginação.
Passo-a-passo do nó básico de macramê:
(Imagens: Greenweddingshoes)Como um simples nó pode transformar em peças tão lindas como estas?
Beijins
Claudia
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Deixe um comentário