Chão de estrelas em Okinawa!
O curioso grão de areia com formato de estrelas que só existe em algumas praias no Japão.
Ao redor do mundo podemos encontrar muitas praias belíssimas, Caribe, Ibiza, Brasil, são alguns dos mais diversos exemplos, porém há uma região no Japão com algumas praias que possuem uma singularidade jamais vista.
Trata-se da ilha Taketomi, conhecida por ter diversas paisagens naturais incluindo a Hoshizuna no Hama (significa “praia de areia estrelada“).
A praia apresenta grãos de areia no formato de estrelas.
Situada em Naha, capital de Okinawa, estas praias são a prova de que o Japão não é feito só de grandes prédios e de uma tecnologia avançada, e que também possui grandes belezas naturais, procuradas por diversos turistas especialmente no verão japonês, o chão de estrelas em Okinawa estão entre os pontos mais visados.
De acordo com o Skyscanner o turismo no Japão está em alta, um dos fatores que podem impulsionar ainda mais as visitas são as Olimpíadas de verão que terão a próxima edição sediadas em Tokyo em 2020.
Do que são formados os grãos de estrela?
Tecnicamente falando, a areia com formato de estrelas não é areia.
Os famosos grãos estrelados são exoesqueletos de pequenas criaturas foraminíferas da espécie “Baclogypsina sphaerulata”.
Estes seres vivem na superfície do mar e quando morrem seus esqueletos são arrastados até a areia, com o passar de milhares de anos o volume destes exoesqueletos ficou tão grande que passa a sensação de toda a praia estar coberta pelas “estrelinhas”.
A semelhança com grãos de areia com formato de estrela se dão por algumas características como:
- O tamanho os foraminíferos em grande maioria não atingem 1 mm de diâmetro
- Possuem em geral 5 ou 6 pontas
- Sua cor e textura se assemelha muito a grãos de areia comuns da região.
Características da região
Nesse conjunto de ilhas onde podemos encontrar algumas praias com os grãos de areia estrelados o turismo é permitido, porém controlado.
Além de conhecer essa areia diferenciada, muita gente procura a ilha para prática de canoagem, aproveitando o rio Uraichi, mais extenso de Okinawa, o passeio ainda traz a vista de diversas quedas d’água.
Já em relação a água do mar, destacamos o fato das águas serem bem cristalinas propícias para mergulho e exploração das criaturas que ali vivem.
Imagens : wikimedia By Paipateroma ; By labormikro ; By maru0522 ; instagram
Não dá vontade de conhecer o chão de estrelas em Okinawa? Já visitou o Japão e Okinawa?
Beijins
Claudia
Deixe um comentário