DiY • Em 02 fev, 2018

Recicle! Reuse! Refaça! DIY : Lindas bijuterias de papel reciclado

DIY - bijuterias de papel reciclado

Refaça você mesma bijuterias de papel reciclado

DIY – Do It Yourself (faça você mesmo) nada mais é que criações próprias ou artesanais. Desde tapetes, roupas e acessórios, as pessoas fazem pequenos produtos para revenda, alguns com produtos naturais, outros com artefatos fáceis de se encontrar. 

A tendência agora é ir além do artesanal, mas porque não usar o que já foi utilizado?

Há alguns anos começamos a ver por aí bolsinhas feitas de crochê e anéis de latinhas de refrigerante. O que a princípio parecia estranho nas nossas cabeças, se mostrou algo simples e muito bonito.

Esse tipo de produto ajuda o meio ambiente reduzindo a quantidade de lixo e do uso de materiais novos para produção, como metais e madeira. Certamente isso só nos traz benefícios a longo prazo e, no mais, nos mantém mais bonitas dando um up na hora de nos arrumarmos para sair.

Reciclagem : tudo se transforma

Em primeiro lugar, o reaproveitamento de materiais consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.

Hoje em dia encontramos uma variedade de bijuterias feitas de produtos reutilizados.  Da mesma forma que tampinhas de garrafas, jornais, vidros, fios e até sacolas plásticas podem se transformar em brincos, colares e pingentes.

A intenção é utilizar o que já está produzido e não é mais útil a função primária, e reinventar um novo uso. É aqui que a criatividade do artista se transforma e tudo pode mudar para algo belíssimo.

Desde pequenos produtos como um brinco até grandes adornos como um maxi colar podem ser criados de produtos reutilizados e serem tão bonitos quanto os comercializados em grande escala.

Bijuterias de papel?

Sim! Olhando para as fotos, nem dá pra acreditar que são bijuterias papel! Mas agora que  você sabe, preste a atenção e perceberá que uma simples tira de papel dá esse efeito lindo!

Inspire-se, papel e cola e crie as suas próprias bijuterias de papel:

Clique nas imagens para ampliar.

Faça você mesma as contas que compõe o seu colar, brinco, pulseira. Veja abaixo as formas de recortar as tiras de papel, também pode usar tiras de tecido. Basta fazer rolinhos e colar.

Como encontrar

Agora, se você quiser comprar, os locais mais fáceis de encontrar esses produtos são as feirinhas da região. Mas atualmente existem alguns grupos que trabalham com venda de bijuterias recicláveis pela internet. Dois sites para visitar e comprar bijuterias recicladas são a Elo7 e a Zóia.

Lindos, fáceis de fazer, baratinhos e … reciclados!

Beijins

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • Sonia
    26 fevereiro, 2019

    Achei maravilhosos os seus trabalhos!!
    Vocês dão aulas pelo YouTube?
    Em que cidade vocês estão?
    Aguardo resposta
    Sonia

  • Lucinda Alves
    17 fevereiro, 2019

    Gosto muito destas peças realizadas com o que está destinado ao “lixo” mas que materiais se utiliza para as tornar impermeáveis à transpiração do corpo? Gostaria que me informasse, para eu poder fazer até para mim.

  • GILDA BARRETO DA COSTA PEREIRA
    03 novembro, 2018

    GOSTARIA MUITO DE APRENDER A FAZER, POIS VIVO MUITO SOZINHA E ISSO SERIA UMA TERAPIA MARAVILHOSA PARA MIM. POIS SÃO LINDAS AS PEÇAS.

  • Uma Outra Artista
    10 fevereiro, 2018

    Quanta coisa dá para fazer com papel!

  • a . M . A .
    06 fevereiro, 2018

    Lindos, fáceis de fazer, baratinhos e … reciclados!
    Otima ideia !

  • %d blogueiros gostam disto: