DecorDiY • Em 20 ago, 2021

Ponto Russo – Alerta de tendência!

Ponto Russo - Alerta de Tendência!

Originado na Rússia, o ponto russo é também conhecido como punch needle ou agulha mágica. Essa técnica tem se mostrado sobretudo uma tendência nesse momento.

O ponto russo é um tipo de bordado feito com uma agulha especial. Também são usados diversos tipos de linhas que variam conforme o resultado pretendido.

O que o diferencia dos demais tipos de bordado é, sem dúvida, o fato de o resultado ser peças em alto relevo. Fica surpreendentemente bonito.

 

Punch needle, ponto russo ou agulha mágica

O processo do bordado funciona similarmente aos demais: geralmente se usa uma “receita”. Essa receita, igualmente, pode ser um modelo para se olhar ou uma tela já com o desenho impresso.

Depois que se pega “o jeito” o bordado é muito rápido. Ao contrário do bordado em ponto cruz, por exemplo, você não precisa virar o bastidor para lá e para cá a fim de conseguir um verso decente.

Assim sendo, agulha, no ponto russo é que faz de fato a mágica acontecer. Você tem o trabalho apenas de ir “furando” o tecido seguindo o padrão desejado e ela, em contrapartida, prende a linha na tela.

O resultado é incrível!

 

Decorativos

A princípio, há uma infinidade de opções de bordado para te inspirar. Você pode utilizá-lo, por exemplo, para decorar jogos de banheiro, almofadas, bem como tapetes e pequenos quadrinhos.

 

Uma ideia interessante é fazer estas decorações combinarem com a decoração geral do cômodo onde você as pretende colocar. As cores podem ou harmonizar, ou contrastar. 

 

Criativos

A criatividade é o carro-chefe do bordado, sem dúvida. É possível aplicá-lo em pantufas, descanso de mesa, descanso para copos, bem como em criativas almofadas.

Além disso fica muito bem em pequenos quadrinhos e até como moldura, como é possível ver nos exemplos abaixo!

 

Bolsas, estojos, carteiras

O resultado, quando aplicado neste tipo de acessório, é um arraso. É possível inclusive ganhar uma renda extra vendendo acessórios assim.

Você pode criar a peça do zero, com bordado, e depois costurá-la, ou aplicá-lo sobre peças já prontas. As opções são muitas e é possível criar uma linguagem só sua.

 

Um spoiler em vídeo

 

Para você que, a princípio, quer conhecer melhor este tipo de bordado, separamos um vídeo. Este, com toda certeza, te ajudará a entender melhor. Tanto o resultado quanto o processo ficam mais claros dessa forma.

 

Imagens: Pinterest

 

Como pudemos ver, o bordado russo é uma tendência muito bacana e na qual vale a pena investir. As peças criadas com este tipo de técnica são lindas e o investimento para iniciar é muito baixo.

 

Seja como for, é possível encontrar uma grande variedade de vídeos no YouTube que ensinam a técnica muito bem. Ou seja: não é necessário sequer pagar para aprender.

 

Em síntese: é um tipo de bordado com um resultado ainda mais bonito do que os conhecidos, que precisa de baixo investimento de produção e é fácil de aprender.

 

E você, o que acha dessa ideia? Quer mais ideias de bordado? Então dá uma olhadinha nestes:

Bordado Criativo: 20 Ideias de Bordado com Fundo Preto

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Ou seja, infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria mas não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários

  • […] Ponto Russo – Alerta de tendência! […]

  • Jay
    23 agosto, 2021

    👌👌👌

  • %d blogueiros gostam disto: