A acupuntura na terceira idade
Acupuntura na terceira idade: Envolta de mistérios e preceitos filosóficos, a acupuntura possui sua origem no Oriente, mais especificamente na China.
Em síntese, baseia-se em estímulos dolorosos ou agressivos (nociceptivo) que irão agir em outras partes do corpo, visando sempre o equilíbrio das funções (homeostase corpórea).
Entretanto, os benefícios da acupuntura são ainda mais proeminentes no paciente da terceira idade. Já que pesquisar pela OMS nos mostram que no mínimo 30% dos idosos apresenta dor crônica com mais de uma causa, além de mais de 40% apresentarem alguma limitação em suas atividades diárias.
Benefícios da acupuntura na terceira idade:
- Melhora da dor crônica;
- Melhora dos sintomas depressivos;
- Melhora dos sintomas ansiosos;
- Recuperação;
- Prevenção;
- Diminuição das limitações.
A acupuntura…
- Não apenas ‘’resolve’’ a dor;
- Previne Alzheimer – Também age na prevenção de quadros clínicos da doença , diminuindo a quantidade de tremores como também retardando o aparecimento e sua evolução;
- Reabilitação – Pacientes que tiveram um AVC, por exemplo, se beneficiam muito da acupuntura já que esta trará um aumento do fluxo sanguíneo para diversas áreas.
Na terceira idade:
Não é segredo algum que, no oriente, os idosos costumam ser mais respeitados e valorizados em comparação à nossa cultura ocidental.
Dessa forma, não é difícil imaginar que sempre houve uma preocupação por parte das artes curativas orientais para aumentar a qualidade de vida do idoso.
A maioria dos idosos possui mais de um quadro clínico associado. Muitos destes trazendo dores de diferentes etiologias e diferentes tratamentos.
Infelizmente, o tratamento da dor de algumas patologias(a artrose, por exemplo) dificilmente resolverão 100% das queixas. Então é comum na prática médica que uma abordagem multidisciplinar seja usada, ou seja, combinando medicações com práticas alternativas. Visando combater a dor em várias ‘’frontes’’ diferentes. Isso é útil pois permite um tratamento mais completo com menos efeitos colaterais que podem vir a ocorrer no tratamento crônico exclusivo com medicações.
Quadros clínicos que beneficiam-se do uso da acupuntura:
- AVC
- Neuropatias (doença do sistema nervoso)
- Depressão
- Artrose
Os tipos de acupuntura:
A acupuntura hoje é uma especialidade médica reconhecida, e, diferente do que muitos podem pensar, ela é mais complexa do que apenas usar agulhas em pontos de dor.
Por isso, este pensamento acaba afastando pacientes que tem medo de agulhas!
A lista de técnicas é extensa, entre elas:
- Acupuntura clássica – uso de agulhas finas em locais específicos do corpo;
- Acupressão – ao contrário da anterior, o profissional usa os dedos para pressionar os pontos;
- Moxabustão – queima da erva moxa nos locais designados pelo profissional, utilizando-se do calor;
- Acupuntura auricular – específica das orelhas, os profissionais afirmam possuir uma infinidade de pontos que possuem relação com órgãos e sistemas.
imagens : wikipedia.org ; wikimedia ; flickr ; wikimedia
Existem ainda mais técnicas, como a laseracupuntura, eletroacupuntura e o cupping (utiliza pressão negativa), cada uma designada para uma necessidade e um paciente específico.
O uso das técnicas da acupuntura na terceira idade pode mostrar-se uma tática útil no combate de dores crônicas sem utilizar apenas medicações.
* Fale com seu médico à respeito, a terapia multidisciplinar é encorajada para trazer os melhores resultados possíveis ao paciente. Quem sabe seja hora de dar uma chance à sabedoria milenar oriental?
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Artigo escrito pelo colaborador , acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal
Deixe um comentário