Qualidade de Vida • Em 14 mar, 2020

Mottainai, conceito japonês para o desperdício

Mottainai, conceito japonês para o desperdícioUm conceito antigo japonês mas bem oportuno nos dias de hoje

Aplicar os ensinamentos de quem passou por dificuldades e escassez em tempos remotos e que hoje é exemplo para o mundo!

Apesar de estarmos vivendo um outro cenário, onde temos tudo diante da palma da mão, que gera um lixo tremendo, a consciência é fundamental para preservação e sustentabilidade do planeta.

A sociedade japonesa tem muito a ensinar a outros povos do mundo, principalmente sua relação com o lixo, o não desperdício e a reutilização de materiais. Um desses ensinamentos tem sido passado através da filosofia de vida chamada mottainai, que preza pelo uso completo de um objeto e sente grande pesar pelo desperdício.

Quer conhecer um pouco mais sobre o mottainai e o quanto essa filosofia de vida pode contribuir para o nosso planeta? Então acompanhe o post até o final e tenha atitudes cada vez mais sustentáveis.

O que é mottainai?

O mottainai é uma filosofia de vida criada no Japão que prega a utilização dos 3Rs: recicle, reuse e reduza. É uma das maneiras de empregar o conceito de sustentabilidade no dia a dia das pessoas.

O principal objetivo dessa filosofia é respeitar os recursos da natureza reutilizando, reciclando e reduzindo o consumo de produtos que geram impactos ambientais.

Como adotar o mottainai?

Adotar o mottainai no dia a dia é algo fácil! A primeira coisa que você precisa é entender que cada objeto possui uma vida útil, aproveitar essa vida útil do objeto até seu fim é uma das premissas do mottainai. Isso significa evitar desperdícios, ou seja, reutilizar e dar um novo sentido para o reuso de objetos que ainda estão íntegros.

Ações como essa no dia a dia têm grande impacto na preservação do meio ambiente.

Por exemplo, não desperdiçar água, não jogar alimentos fora, comprar produtos de empresas que prezam pela sustentabilidade, frear o consumismo de coisas que não são necessárias, separar o lixo, adotar uma vida sem plásticos, entre outras ações.

Afinal, se cada um de nós fizermos a nossa parte, certamente teremos um planeta mais saudável, sem estas enchentes (lixos acumulados nos bueiros, embalagens descartadas inapropriadamente, etc), e desmoronamentos de encostas por exemplo… Que direta ou indiretamente nos atingem.

** Os direitos autorais sobre as imagens pertencem aos seus respectivos donos. Caso você seja um deles e queira que sua imagem seja retirada, por favor, entrar em contato conosco. Obrigada!

Beijns

Claudia

Wikipedia

Imagem Pixabay

Proteja-se do coronavirus COVID-19.

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Bia Perez
    15 março, 2020

    Boa dica 3 Rs… obrigada. Bom domingo 🙏🏻☀️Abraços

  • %d blogueiros gostam disto: