DiY • Em 22 mar, 2023

16 maneiras criativas de fazer tapetes usando jeans reciclado

16 maneiras criativas de fazer tapetes usando jeans reciclado

16 maneiras criativas de fazer tapetes usando jeans reciclado

Uma ótima forma de contribuir para a preservação do meio ambiente é por exemplo reciclar jeans usados, confeccionando tapetes sustentáveis. Com essa iniciativa, sem dúvida, é possível criar peças únicas e personalizadas, além de ter uma decoração de baixo custo.

O artesanato e a decoração são áreas que estão cada vez mais ligadas à moda,  por isso, é uma tendência inspiradora para quem busca soluções criativas e sustentáveis. Não só é possível reaproveitar jeans antigos para fazer tapetes, como também é uma maneira de colocar em prática ações que fazem a diferença.

Enfim, as possibilidades para criar tapetes usando jeans reciclado são muitas. Desde as técnicas mais tradicionais até as mais inovadoras, sobretudo, é possível criar peças que unem sustentabilidade, beleza e criatividade. Aliás, esse é um exemplo claro de como a reciclagem pode ser aliada à decoração e trazer benefícios para o meio ambiente e para o bolso. Conforme a conscientização sobre a importância da reciclagem cresce, enquanto ao mesmo tempo, cresce também a demanda por produtos sustentáveis e criativos. Certamente, tapetes usando jeans reciclado são uma ótima opção para quem deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e criar uma decoração única e inspiradora.

Feitos com tear

Sem dúvida, uma das formas mais conhecidas é usando o tear, onde é possível criar tramas com tiras de jeans de diferentes espessuras e tonalidades. Esse método permite criar tapetes de variados tamanhos e formatos, além de ser uma técnica fácil de aprender.

Jeans combinando com diversos fios

Inegavelmente, misturando fios de diferentes materiais com o jeans reciclado é possível criar uma peça ainda mais original e única. Por exemplo, utilizar outros tipos de tecidos, fios de lã ou até mesmo fibras naturais, como juta e sisal.

Tapetes usando jeans reciclado – entrelaçando

Fazendo tiras de jeans e entrelaçando-as, dá um belo efeito, principalmente, se utilizar várias tonalidades do jeans.

Ou trançando

Por outro lado, é possível utilizar técnicas de trançado para criar tapetes diferentes e cheios de personalidade.

Aproveitando os retalhos

Os retalhos são um clássico da reciclagem, e no caso dos tapetes usando jeans reciclado, não poderia ser diferente. No entanto, existem várias maneiras para fazer um tapete de retalhos.

Tapetes usando jeans reciclado – em crochê

Mas para quem ama o crochê, por sua versatilidade, permite criar diferentes texturas e padrões, de acordo com a preferência de cada pessoa.

O belo quilting em tapetes de jeans 

O quilting é outra técnica que pode ser utilizada para criar tapetes usando jeans reciclado, aliás, ficam lindos! Essa técnica permite criar desenhos geométricos e texturas diferentes, e é uma ótima opção para quem deseja uma peça mais sofisticada.

Tapete em patchwork

Com toda a certeza, é possível utilizar retalhos de jeans para criar tapetes de patchwork, onde é possível combinar diferentes tonalidades de jeans para criar uma peça exclusiva.

Imagens: Pinterest

 

Ideias divertidas para reciclar latas de alumínio

 

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Ou seja, infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria mas não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.