Decor • Em 25 set, 2020

Conheça e plante estas exóticas plantas carnívoras

Conheça e plante estas exóticas plantas carnívorasAs exóticas plantas carnívoras, além da imaginação

Talvez pelo que víamos na televisão, nossa imaginação fluía achando que plantas carnívoras eram seres de dar medo. Entretanto, para além da nossa imaginação, as plantas carnívoras ou insetívoras, em sua maioria são pequenas e até mesmo delicadas e são do bem!

Características

De fato, estas exóticas plantas carnívoras existem e se alimentam de seres vivos. Porém, para que entenda como elas agem, existem características que precisa conhecer para compreender um pouco mais sobre elas.

  • Elas vivem em solos que apresentam poucos nutrientes. Por consequência, para repor esses nutrientes, elas se alimentam de pequenos seres vivos. Então calma, se você não for um inseto, ela não tem porque mexer com você;
  • Essas plantas atraem suas presas, prendem e digerem para conseguir usufruir dos nutrientes delas;
  • Realizam fotossíntese, assim como plantas comuns. Dessa maneira, os insetos que ingerem, são apenas para conseguirem complementar os nutrientes que lhe faltam.

É possível ter uma em casa?

Sim. Existem numerosas espécies e muitas delas é possível ter em sua casa. Seja como for, para seu cultivo, é necessário que siga alguns procedimentos. Só para exemplificar, um deles é que você tente ao máximo fazer o ambiente ser fiel ao natural da planta. Para isso, procure não deixar o solo tão rico em vitaminas, pois assim ela desenvolve a habilidade de capturar suas pequenas presas.

Como cuidar de uma planta carnívora

  • Tente deixar a planta perto de uma janela, para que consiga atrair insetos.
  • A planta deve capturar sozinha os pequenos seres vivos.
  • Precisa tomar Sol, porém não pode ficar diretamente nele.

Cultive estas exóticas plantas carnívoras, são do bem!

Ter plantas em casa muitas vezes é um caminho sem volta, queremos ter cada vez mais e mais. Isto é, além de decorar o ambiente, deixa-lo mais aconchegante, por vezes acaba servindo como terapia cuidar delas.
Sob o mesmo ponto de vista, cuidar de uma planta carnívora, seria uma nova experiência. Visto que muitos ainda imaginam elas como plantas más, é uma oportunidade para ter contato com a planta e desmistificar tudo que conhece sobre ela.

Apanha-moscas (Dionaea muscipula

A mais popular e fácil de ser encontrada, até mesmo nas barracas na feira livre são comercializadas. Conhecidas também como Venus flytrap.

Planta de jarro (Nepenthes)

Dicas de presente : plantas que dão sorte

Boas vibrações: Planta jade, A árvore da fortuna

DIY: 25 ideias para plantar utilizando a arte do kokedama

Jarro de trompete (Sarracenia)

Terrarium de planta carnívora

Uma exótica planta carnívora fica mais destacada ainda quando plantada num terrarium, inclusive se adaptam bem e ficam decorativas.

As armadilhas da planta carnívora

Estas plantas, geralmente,  atraem suas presas com seu cheiro e cor e depois as capturam.

A drocera

Além de lindas e super delicadas, enganam qualquer inseto que chegar perto, pois tem folhas bem pegajosas, que acabam grudando como cola na superfície da planta.

Imagens: Pixabay e Pinterest

Beijins, Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: