#assopraquesara • Em 31 mar, 2018

#ASSOPRAQUESARA: Aprenda a dizer NÃO

Como aprender a dizer não 

Dizer um não é uma tarefa bem mais difícil do que parece. Negar o pedido de alguém nos faz pensar que somos egoístas. Sentimos um enorme medo de decepcionar os outros por causa de um simples não.

Às vezes, dizer não para alguém pode nem representar tanto assim para o outro. No entanto, para nós, pode ser um grande sacrifício. Deixar de fazer algo para si, somente para agradar aos outros, pode deixar a gente com uma enorme angústia. Porque somente nós mesmos é que sabemos o quão o nosso tempo é importante. Não digo para deixarmos de ajudar aos outros. De forma alguma. Desde que isso não se torne um sacrifício contínuo. É somente você quem conhece a sua rotina e como administrar o seu tempo, para dar conta de todas as suas demandas.

Ter dificuldade em dizer não é um motivo de desgaste pessoal e de insatisfação constante. Em alguns momentos, é preciso dizer não para que as pessoas entendam que você também tem uma vida, tem as suas necessidades. Dessa forma, você ganha mais respeito de quem o cerca.

Imponha limites ao que os outros te pedem. Seja o dono da sua vida.

Aprenda a dizer não e se sentirá muito mais leve!

Aprendemos desde cedo a dizer sim

O que acontece com a gente é que, desde que começamos a entender as coisas, somos doutrinados a dizer sim. E isso vale para tudo: para o trabalho, em casa, entre amigos, na escola. Sempre dizemos sim para fazermos parte de um grupo, para não perder uma amizade, para conseguir uma vaga de emprego, em um relacionamento… E até nós mesmos nos cobramos, pois sentimos que essa necessidade de dizer sim para tudo realmente existe.

O que o “não” tem a ver com autoestima?

Se observarmos as pessoas que não conseguem dizer não, podemos perceber claramente que elas possuem pouca confiança em si mesmas, agem de forma insegura e ficam bastante nervosas. Essas pessoas tendem a dizer sim para tudo o que lhe pedem.

Não podemos nos esquecer de nós mesmos. Nossos desejos são muito importantes. Se deixarmos de dizer sim para nós mesmos, para dizermos sim somente para os outros, a nossa vida tende a ser uma completa decepção.

O que motiva as pessoas a dizerem sim a tudo o que os outros pedem é:

  • A necessidade que sentem em ser aceitas;
  • De agradar sempre;
  • De não decepcionar ninguém;
  • Evitar conflitos;
  • Medo de perder o emprego;
  • etc.

Às vezes, dizer não nem vai causar tanto problema quanto as pessoas pensam, mas elas simplesmente não conseguem dizer a palavrinha mágica.

As pessoas bem-sucedidas em suas profissões são aquelas que sabem como dizer não. Geralmente, elas dizem não para quase tudo o que outros pedem. Não ser uma pessoa tão influenciável faz toda a diferença.

Aprenda a dizer não para os outros, isto demonstra uma personalidade e ganhará mais confiança e se tornará autêntica ,  mostrando aos outros que não é manipulável,  e que tem as próprias necessidades.

Aprenda dizer sim para aquilo que realmente é importante.

Entenda a importância que você tem, e que você é o dono das suas escolhas, mesmo que elas não agradem a todos. Você tem que aprender a escolher a si próprio em determinadas situações, para não se tornar uma pessoa frustrada. Levante a cabeça e aprenda a dizer não e ser mais confiante nas suas atitudes.

Comece a viver a sua própria vida dizendo sim quando realmente desejar dizer, e não por medo.

#assopraquesara - prenda a dizer não

Aprenda a dizer não – Dicas:

Acrescentar essa palavra ao nosso dicionário requer muito treino, pois é mais complicado do que parece. Vejamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

  • É uma obrigação? Não concordo mas devo dizer sim…

A ideia de dizer sim a tudo o que os outros pedem soa como uma obrigação para quem não sabe dizer não.  Antes de mais nada, pense na obrigação que tem consigo mesmo. Depois, pergunte se você tem a obrigação de dizer sim para o outro.

  • Resista ao medo de perder algo

As pessoas sentem medo de dizer não por medo de perder um trabalho, um amigo, por medo de não ser aceito em um grupo, por medo do que os outros vão pensar, e por aí vai… É importante saber se o sim está sendo dito por medo de perder ou porque realmente deseja dizer sim. Dizer sim pensando que está fazendo bem para si pode estar fazendo muito mais mal do que a gente imagina.

  • Quais as consequências de dizer “não”

O receio de desapontar alguém, o medo de como as pessoas reagirão ao seu não pode, as consequências que um não pode causar pode desencorajar alguém a dizer não. Mas… É correto passarmos a vida dizendo sim para tudo quando, na verdade, muitas vezes queremos dizer não? Dizer não para alguém pode até desapontar a pessoa no início. Porém, com o tempo, você terá a liberdade que precisa para dizer sim quando realmente quiser, sem sentir que isso é uma obrigação.

  • Antes de aceitar o pedido, reflita.

Pode acontecer de dizermos sim num impulso, ou por já termos dito sim para a mesma situação em um outro momento. O que não quer dizer que precisamos dizer sim todas as vezes. Ou porque o tempo é curto para pensar sobre a situação. Antes de aceitar qualquer solicitação, dê a si mesmo um tempo. Pare para observar e decidir sem nenhuma pressão, nem mesmo de si próprio.

  • Diga o ‘não’ com transparência e gentileza

Quando decidir dizer não, o faça de uma maneira bem clara, transparente e honesta. Para que a outra pessoa entenda bem a sua decisão e veja que a sua resposta tem a ver com o seu tempo. Diga não e explique a situação. Dessa forma, você ficará melhor sabendo que a pessoa compreendeu as suas razões. Sem a necessidade de contar toda a sua vida para ninguém, justifique de forma breve, mas objetiva.

  • Aprenda a dizer não condicionado

Em algumas situações, existe uma forte pressão para dizer sim. No entanto, a sua vontade nesse momento é dizer não. Nesses casos, você pode dizer um sim com uma ressalva, dizendo “sim, mas…”. Dessa forma, você consegue condicionar sua resposta ao que for melhor para você.

Aprenda a dizer não, isto significa:

  • Abandonar a zona de conforto: são palavras opostas,  portanto reações serão descobertas… Dizer não, quando sempre dizia sim, é a oportunidade de mostrar a sua capacidade.
  • Saber controlar o seu tempo: somente você sabe das suas demandas. E de quanto tempo tem para disponibilizar.
  • Dizer “não” significa dizer “sim” a algo que importa: você já pensou por esse ângulo? Quando você decide dizer não para alguma coisa, estará dizendo sim para outra, que pode estar ligada à sua vida pessoal, seu lazer, seu descanso. Ou seja, você tem a chance de decidir o que fazer com o seu tempo.

Encontre-se,  comece a exercitar a arte de dizer não. Comece pensando no seu tempo, nas suas obrigações, e no que você realmente quer fazer, ou mesmo no que precisa fazer. Aprenda a dizer não, obrigado!

Beijins

Claudia

imagens : pixabay

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários

  • Rosilene Zanutto
    04 abril, 2018

    Claudia eu também não sei dizer não!!!! ;(

  • Ideias em Blog
    31 março, 2018

    Excelente o seu post e me despertou bastante interesse. Eu tenho este terrível problema de não saber dizer não.E isto, eu sei o quanto é desagradável e faz sofrer.
    Um abraço, Claudinha!

  • aLaL
    31 março, 2018

    O que acho importante :
    dizer SIM quando é SIM e Não quando é NÃO .
    Ser verdadeiro !

  • %d blogueiros gostam disto: