Originado na Rússia, o ponto russo é também conhecido como punch needle ou agulha mágica. Essa técnica tem se mostrado sobretudo uma tendência nesse momento.
O ponto russo é um tipo de bordado feito com uma agulha especial. Também são usados diversos tipos de linhas que variam conforme o resultado pretendido.
O que o diferencia dos demais tipos de bordado é, sem dúvida, o fato de o resultado ser peças em alto relevo. Fica surpreendentemente bonito.
Punch needle, ponto russo ou agulha mágica
O processo do bordado funciona similarmente aos demais: geralmente se usa uma “receita”. Essa receita, igualmente, pode ser um modelo para se olhar ou uma tela já com o desenho impresso.
Depois que se pega “o jeito” o bordado é muito rápido. Ao contrário do bordado em ponto cruz, por exemplo, você não precisa virar o bastidor para lá e para cá a fim de conseguir um verso decente.
Assim sendo, agulha, no ponto russo é que faz de fato a mágica acontecer. Você tem o trabalho apenas de ir “furando” o tecido seguindo o padrão desejado e ela, em contrapartida, prende a linha na tela.
O resultado é incrível!
(Imagens: Instagram, Etsy, bookhou, Instagram, Etsy, arteiricescosturices)
Decorativos
A princípio, há uma infinidade de opções de bordado para te inspirar. Você pode utilizá-lo, por exemplo, para decorar jogos de banheiro, almofadas, bem como tapetes e pequenos quadrinhos.
Uma ideia interessante é fazer estas decorações combinarem com a decoração geral do cômodo onde você as pretende colocar. As cores podem ou harmonizar, ou contrastar.
(Imagens: rughookingaustralia, Pinterest, yarnplaza)
Criativos
A criatividade é o carro-chefe do bordado, sem dúvida. É possível aplicá-lo em pantufas, descanso de mesa, descanso para copos, bem como em criativas almofadas.
Além disso fica muito bem em pequenos quadrinhos e até como moldura, como é possível ver nos exemplos abaixo!
(Imagens: ahappystitch, urbanoutfitters, Etsy, sarahkbenning, m.worldbpb)
Bolsas, estojos, carteiras
O resultado, quando aplicado neste tipo de acessório, é um arraso. É possível inclusive ganhar uma renda extra vendendo acessórios assim.
Você pode criar a peça do zero, com bordado, e depois costurá-la, ou aplicá-lo sobre peças já prontas. As opções são muitas e é possível criar uma linguagem só sua.
(Imagens: wuitusu, livegivelove1, arteiricescosturices, Instagram)
Um spoiler em vídeo
Para você que, a princípio, quer conhecer melhor este tipo de bordado, separamos um vídeo. Este, com toda certeza, te ajudará a entender melhor. Tanto o resultado quanto o processo ficam mais claros dessa forma.
Imagens: Pinterest
Como pudemos ver, o bordado russo é uma tendência muito bacana e na qual vale a pena investir. As peças criadas com este tipo de técnica são lindas e o investimento para iniciar é muito baixo.
Seja como for, é possível encontrar uma grande variedade de vídeos no YouTube que ensinam a técnica muito bem. Ou seja: não é necessário sequer pagar para aprender.
Em síntese: é um tipo de bordado com um resultado ainda mais bonito do que os conhecidos, que precisa de baixo investimento de produção e é fácil de aprender.
E você, o que acha dessa ideia? Quer mais ideias de bordado? Então dá uma olhadinha nestes:
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Ou seja, infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria mas não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Deixe um comentário