Ajudar quem precisa
O brasileiro é um povo com um grande coração: sempre que algo acontece, está disposto a ajudar, seja com alimentos, roupas ou o que determinada comunidade precisa. Vimos isso quando aconteceu a Tragédia em Mariana (MG) em 2015, em deslizamentos no Rio de Janeiro e em diversos outros momentos.
O que não falamos às vezes é em que podemos fazer mais do que simplesmente ajudar com algo. Para que essas doações cheguem a quem precise, é necessário alguém que faça isso acontecer: esse é o papel do voluntário.
Voluntário é aquele que utiliza parte de seu tempo em prol de alguma instituição ou comunidade. Pode ser através de uma igreja, escola, empresa, ou até mesmo por si só, com a intenção de ajudar a população de alguma maneira.
Seja o Papai Noel de crianças carentes
Voluntariado de natal – Como fazer parte
Existem centenas de formas de exercer o voluntariado de Natal. Por isso esse número aumenta nesta época. Abaixo vamos falar de alguns mais comuns no final do ano.
Papai Noel dos Correios
Além da ajuda frequente que muitos locais precisam, empresas e instituições buscam mais ajudas no natal para ajudar ainda mais quem precisa.
Todo ano os Correios faz a campanha Papai Noel do Correios. Por ser a principal empresa a receber milhares de cartas de crianças para enviar para o “papai noel”, os Correios decidiu colocar essas cartas disponíveis para a população, que escolhe uma carta e compra o presente que a criança pede na carta. Os correios arca com o envio do presente, e o papai noel entrega os presentes diretamente às crianças em suas casas. Para maiores informações, visite o site dos o Blog do Papai Noel dos Correios.
A novidade do PAPAI NOEL DOS CORREIOS é a “CARTINHA ON LINE“. Moradores das cidades de Belém, Cuiabá, Porto Alegre, Recife e São Paulo (região metropolitana) poderão adotar uma cartinha on-line no período de 13/11/2017 a 24/11/2017. Detalhes , confira aqui.
Apadrinhamento com Kit criança
Várias escolas e creches públicas de todo o país, criam um programa de apadrinhamento para as crianças, com pedidos de kits para as crianças.
Você se torna responsável por enviar o material necessário para uma criança, seja com presentes, livros ou materiais escolares em geral. Para maiores informações, procure as creches e escolas públicas do seu bairro.
Apadrinhamento e Adoção na noite de Natal
Existem alguns orfanatos que disponibilizam a adoção de uma criança na noite do Natal. É necessário uma entrevista e a apresentação de diversos documentos para garantir o cuidado com o bem estar da criança.
Já o apadrinhamento são visitas regulares que o padrinho e a criança passam o final de semana juntos, com ajuda nos deveres escolares, lazer entre outras coisas. Para saber mais sobre esses programas visite os sites do CEVAM ou o programa Padrinho Nota 10 .
Se você ainda quer saber mais sobre como exercer voluntariado de natal, listamos algumas organizações que podem ajudar a encontrar um centro de apoio perto da sua casa.
-
NAÇÕES UNIDAS
-
BUSCA VOLUNTÁRIA
-
ATADOS
-
VOLUNTÁRIOS ON LINE
-
PORTAL DO BEM
-
MOVIMENTO NATURA
-
REDE SOCIOMOTIVA
-
VOLUNTARIADO NO BRASIL
Eu faço parte do voluntariado da Fundação Dorina Nowill para Cegos e já estão sendo preparados os bazares de Natal Beneficente, deixe agendado e divulgue!
A entrada é gratuita
A renda revertida por estes bazares irá apoiar a Fundação Dorina Nowill para Cegos em diversas ações de inclusão de pessoas com deficiência visual.
Imagens: Pixabay, Papai Noel dos Correios, Fundação Dorina Nowill
Você já participou ou participa de algum voluntariado de natal? Quer divulgar ? Comente!
Beijns
Claudia
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Deixe seu comentário