Vacina da Febre Amarela – Dúvidas mais comuns:
Quem deve tomar a vacina da febre amarela?
Todas as pessoas de 9 meses a 60 anos que não apresentem contraindicações formais.
Quem não deve tomar a vacina?
• Imunossuprimidos : Pessoas em uso de quimioterapia ou corticóides(prednisona por exemplo) em altas dosagens apresentam contraindicação para a realização da vacina. Isso acontece pois a vacina da febre amarela apresenta o vírus na forma atenuada, ou seja, ele encontra-se ‘’vivo’’ mas incapaz de causar doença em organismos sadios. O problema é que os pacientes com imunossupressão não possuem as defesas necessárias para protegê-los mesmo dessa forma viral.
• Gestantes : Com exceção das gestantes que vivam em cidades com extremo risco de contaminação.
• Bebês com menos de 6 meses de idade: Pelo risco de dano neurológico.
• Mães que estejam amamentando crianças com menos de 6 meses de idade: Exceto em cidades de grande risco de contaminação, e, após vacinação, deve-se ter um intervalo de 10 dias sem amamentar.
Quais os exemplos de doenças ou quadros clínicos que causam deficiência do sistema Imune, que possam me impedir de tomar a vacina?
• HIV(sem tratamento)
• Vitiligo
• Submetidos à transplante de órgãos
• Miastenia gravis
• Timoma
• Lupus(deve ser avaliado caso a caso)
*** Se você tem dúvidas sobre alguma doença que você possui , procure um médico antes de tomar a vacina.
A vacina fracionada funciona como a padrão? Qual a diferença?
Sim! A ideia da vacina fracionada é permitir uma cobertura ainda melhor da população. Contra a febre amarela. Enquanto a vacina padrão apresenta uma dose de 0,5mL, a fracionada apresenta 0,1mL. Com 1 vacinas padrão na forma fracionada conseguimos imunizar 5 pessoas, de modo que os problemas de demanda e suprimento sejam , em parte, solucionados. A proteção é a mesma, a única diferença é que a fracionada garante imunização por 8 anos. Não há necessidade de tomar a padrão caso tenha sido vacinado com a fracionada anteriormente.
Sei que tomei a vacina há alguns anos(não lembro exatamente o tempo). Preciso me revacinar?
De acordo com estudos mais recentes, uma dose é o suficiente para proteger o indivíduo durante a vida toda. Não há necessidade de revacinação exceto se esta foi feita durante os 9 meses e os 5 anos de idade. Caso a vacinação tenha sido feita nesse intervalo de tempo, é necessário realizar o reforço após os 5 anos de idade.
Quais os efeitos colaterais da vacina?
Vão desde dor no local da aplicação até febre, mal estar, cansaço. Sintomas que tendem a ceder com o passar dos dias. Em casos bastante raros pode ocorrer reações graves que podem levar à morte, em torno de 1:500.000
Vou viajar para um dos países que pede a certificação da vacina contra a febre amarela. Qual vacina tomar, a fracionada ou a padrão?
Nesses casos a vacina aceita é a dose padrão, de 0,5mL. A fracionada não é aceita.
Posso receber a vacina no dia anterior à viagem?
Não, o prazo necessário entre a vacinação e a possibilidade de emissão do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) é de 10 dias.
Só tomei a dose fracionada e não obtive a certificação exigida pela OMS. Como proceder?
Nesses casos faz-se necessária a vacinação com a dose padrão. Porém, é importante ter um prazo de no mínimo 30 dias entre o recebimento da dose fracionada e da dose padrão .
Quais são as cidades do Brasil que recomenda a vacina?
Viagem Nacional – lista das cidades com recomendação da vacina para febre amarela (fonte: Ministério da Saúde, extraído em 26/01/2018)
Quais países que exige a vacina da febre amarela?
Confira aqui os países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A lista é emitida e atualizada pela WHO – World Health Organization.
Veja mais informações nos sites governamentais a respeito da febre amarela e vacinação.
Fiocruz:
Vacina de febre amarela deve ser aplicada em idosos de forma criteriosa
Blog do Ministério da Saúde:
Quem deve se vacinar contra febre amarela antes de viajar
Artigo escrito pelo colaborador José Pedro Duarte Hillal (Acadêmico de Medicina)
- A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
- Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
- Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão.
Beijins
Claudia
Previna-se do pernilongo, confira neste post como:
Deixe seu comentário