Dicas e receita de repelente para pernilongo e mosquito 2


Com o verão chegam as chuvas e também aumenta a quantidade de mosquitos e pernilongos nas cidades. E com o Aedes aegypti precisamos ficar muito mais cuidadosos ainda, já que podemos contrair dengue, zika e chikungunya e agora a grande vilã, a febre amarela.

5 tipos de repelentes para pernilongo e mosquito

6 Formas de repelir o pernilongo

Uma das formas para se proteger dos mosquitos são os repelentes. Aqueles que são aplicados no corpo e os que são usados nos ambientes. 

#1. Repelente para pernilongo corporal químico

Atualmente, existem 122 produtos registrados na Anvisa como repelentes para a pele. As principais substâncias ativas nesses repelentes são: Deet, Icaridina e citronela (um agente natural oriundo das frutas cítricas).

A eficácia dos repelentes pode variar de acordo com o mosquito. Segundo o ministério da saúde, os repelentes a base de Icardina são os mais eficazes contra o mosquito Aedes.

repelente-pernilongo-corpoAlém disso, é importante verificar como usar os repelentes. A sua maioria possui uma duração de tempo determinada. Por esta razão é importante verificar qual o tempo para repassar o repelente e assim, manter a proteção.

A maioria dos repelentes possui duração média de 3 horas. Caso esteja fazendo atividades físicas e houver excesso de suor, ou entrar na aula, reaplique com mais frequência.

 

 

#2. Repelente para pernilongo natural

 

receita-repelente-pernilongo

Crianças e grávidas devem ter cuidado redobrado em relação à proteção. Ao mesmo tempo, não é recomendado usar qualquer repelente devido aos produtos químicos da composição.

Um excelente repelente para pernilongo caseiro, que pode ser usado por grávidas e crianças é o repelente de cravo-da-índia. Faça você mesmo seu repelente caseiro e natural, basta seguir a receita abaixo:

Receita de repelente para pernilongo caseiro para gestantes e crianças

Ingredientes

  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo de amêndoas,

Modo de preparo

Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia. Depois de 4 dias, coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.

Repelentes elétricos

lampada-pega-pernilongoUma outra forma de manter a casa livre de mosquitos são os repelentes elétricos. Esses possuem duas formas já conhecidas:

#3. Lâmpadas

As lâmpadas incandescentes são um chamariz para os mosquitos. Algumas empresas sabendo disso, criaram pequenas lanternas que possuem metal eletrificado em volta da lâmpada. Com isso, quando o mosquito tenta tocar a luz, acaba morte pela corrente elétrica.

#4. Tomadas eletrônicas

repelente-inseticida-sonoroOs repelentes eletrônicos possuem tomadas que, ao ligadas junto à energia, esquentam e liberam os componentes químicos. Esses componentes afastam os mosquitos e pernilongos, que não gostam dos compostos.

Os repelentes eletrônicos podem ser líquidos (com um vidro que se encaixa no aparelho) ou em forma de fitas que são trocadas diariamente.

ATENÇÃO: utilize com cuidado, pois são inseticidas.

#5. Repelente ultrassônico

São aqueles que emitem sons ultrassônicos. São ultrassons sensíveis aos insetos e animais de pequeno porte. Algumas tomadas eletrônicas , com inseticidas , também vem acoplado a emissão de ultrassom.

ATENÇÃO 2: Se você tem algum animal de estimação, eles também podem ser sensíveis ao som.

Proteção para janelas e portas

#6.Telas

tela-mosquiteiraTambém conhecidas como telas mosquiteiros. Um outra forma de evitar que os mosquitos entrem na sua casa, é a utilização de telas em portas e janelas. Elas podem sem encomendadas sob medida e são instaladas do lado de fora das janelas. Nesse caso você pode abrir as janelas e as telas evitarão que mosquitos entrem na casa.

No caso das portas, é feito uma segunda porta, nesse caso quando for utilizar uma porta, a porta feita de tela também deve ser aberta.

 

Imagens pixabay e mercado livre

Você está se protegendo do pernilongo?

Beijins 

Claudia

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

2 pensamentos em “Dicas e receita de repelente para pernilongo e mosquito