Qualidade de Vida • Em 27 out, 2020

Amo leite e tenho intolerância à lactose, como assim?

Amo leite!

Foi difícil para mim, que amoooo leite,  acreditar que tinha intolerância à lactose.  E tinha que  abandoná-lo! Fiquei anos passando ‘apuros’ – rsss – até descobrir .

Como poderia ser intolerante à lactose depois de ‘velha’ ??? Me perguntava…  

04-intolerancia-a-lactose-leite

Porque a questão era ser intolerante e não ser alérgica, não entendia como poderia rejeitar o leite que tanto bebo e adoro!

Acho que as manifestações começaram entre os 35 e 40 anos,  e não percebia qualquer relação do mal-estar e derivados do leite…

A minha primeira refeição sempre era uma ‘big’ xícara de café com muuuito leite e ia trabalhar,  e ficava sem nenhum sintoma da intolerância à lactose por 4h ,  isto é, até a hora do almoço. Já que muitos afirmam que a reação do leite pode aparecer em 30minutos  a 2 horas depois de ingerir algum derivado do leite. 

A segunda refeição , o almoço,  era geralmente fora de casa  e sempre que tinha cólicas , saia correndo para  viver meu momento de rainha num castelinho e sentar no trono… 

Muitas vezes , enquanto almoçava, já sentia umas pontadas, era o leite marcando presença! Todas as vezes que isso acontecia, achava que era a comida do restaurante que não estava fresca  ou que estava sendo rejeitada pelo meu organismo. E ficava por isso mesmo.

Até que um dia ,conversando com a minha mãe , ela me alertou pra ir ao médico.

 

Ir ao médico:

Um dia antes da consulta, resolvi  não tomar o leite pela manhã, pra ver o que acontecia, e, surpresa: nenhuma ‘surpresa’ rsss. Nada aconteceu naquele dia!

01-intolerancia-a-lactose-sorveteBom, fui ao médico  e ele me confirmou o diagonóstico e comecei a me tratar.

Muitas pessoas que com o passar dos anos, começam a ter intolerância à lactose,  e acaba tendo problemas mais graves por não reconhecer que o organismo está se manifestando e pedindo ajuda… 

Caso você tenha cólicas, diarréias, gases, estufamento, principalmente após as refeições, ou mesmo durante, e tomou leite , ou algum derivado dele, procure um médico, pode ser que você seja  intolerante  à lactose. 

Segundo o renomado Dr.  Dráuzio Varella , a intolerância à lactose não é uma doença, é a carência de uma enzima, a lactase,  no seu organismo. Hoje em dia existem várias alternativas que substituem completamente esta disfunção no seu corpo.

Mas, a falta  de atenção às manifestações do seu corpo, sim , pode trazer doenças graves. 

Dicas:

Pare de comer derivados do leite por uma semana:

02-intolerancia-a-lactose-queijoSe você tem alguns sintomas da inotlerância, você pode fazer um simples  teste como eu. Evite por alguns dias os derivados do leite . Se os sintomas sumirem ou diminuirem , é bem provável que tenha esta disfunção. 

 Saber o seu grau de intolerância:

Devido ao alto custo de produtos ‘zero lactose’, é legal saber qual o grau da intolerância e usá-los adequadamente.

Na verdade , os produtos sem lactose, é composta com a enzima lactase, que o seu organismo devia produzir e não produz mais.

Existe também a lactase em comprimido, que o médico pode receitar ou prescrever para uma farmácia de manipulação.

03-intolerancia-a-lactose-pizza

Eu, por exemplo, se tomo um copo de leite sem lactose , durante todo o dia, posso tomar  um sorvete  ou comer  pizza de muçarela que não tenho nenhuma reação. Já tomei o leite sem lactose , mais copo de iogurte normal  e nada aconteceu também. Ultimamente estou misturando um pouco do leite comum ao zero lactose.

Mas há quem não pode nem chegar perto de uma vaca que dá piriri! rssss

Cada um tem um grau de rejeição e para saber o seu grau , basta  aumentar ou dimninuir a quantidade dos produtos com a enzima lactase.

Falta de cálcio:

Evitar o leite e seus derivados, pode reduzir consideravelmente a reposição de cálcio no organismo. Atentar à quantidade mínima de cálcio ingerida diariamtente é importante. E, optar por alimentos alternativos ou usar suplementos .  Eu , ainda tomo comprimidos de cálcio, pois tenho osteopenia, outro agravante para os meus ossos.

E você tem intolerância à lactose? Já sofreu por causa dele? 

beijinhos

Claudia

  • A maioria das imagens publicadas são retiradas da internet. Infelizmente não temos loja para qualquer tipo de comercialização.
  • Artigos sobre artesanato, caso não tenha o tutorial, gráfico ou vídeo explicativos, não temos como fornecer ou enviar.
  • Se existe alguma imagem de sua autoria e não quer que publique, por favor nos encaminhe o link da publicação e a imagem em questão. 

 

Obtenha mais informações em :

blog.saude.gov.br

drauziovarella

imagens  flickr

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: