Intercâmbio na Terceira Idade 2


Intercâmbio na Terceira Idade: Desafio ou Aventura?

Sempre que a palavra intercâmbio vem a nossa mente pensamos logo em jovens viajando, não é mesmo? Mas engana-se ao pensar dessa maneira. Intercâmbio na terceira idade é tudo de bom!

O que é Intercâmbio

05-intercambio

Desafios na terceira idade – intercâmbio 40+ 50+ 60+

Intercâmbio é a troca cultural entre países. Um dos mais comuns tipo de intercâmbio é o de estudos. Em alguns casos a pessoa pode passar alguns meses dando continuidade em seus estudos em outro país (ensino médio, faculdade, etc), ou ir para aprender um novo idioma.

A vantagem do intercâmbio está na imersão cultural. Você irá descobrir como aquela região vive, se organiza politica, social e culturalmente. Com isso aprendemos a valorizar as diferenças e a aprender formas diferentes de agir, seja em sociedade ou pessoalmente.

Alguns locais permitem que você estude e trabalhe durante o intercâmbio, outros países somente o estudo é permitido. A escolha dependerá do que cada um deseja.

Intercâmbio após os 40 – Sim, é possível.

01-intercambio

Dicas para intercâmbio na terceira idade

Você pode achar que já está velho demais para isso, mas acredite: Você não está!

Hoje em dia muitas pessoas têm aproveitado a aposentadoria para fazer o não conseguiu fazer na juventude. E aprender um idioma e conhecer novas culturas são duas coisas que o intercâmbio nos proporciona.

Não importa se você sabe algo da língua ou nunca a estudou. As escolas possuem cursos desde o iniciante até o avançado. As agências de intercâmbio já estão preparadas para ajudar com a escolha da cidade, escola e a acomodação durante  intercâmbio na terceira idade.

A ajuda também inclui a compra do seguro saúde, passagens e auxilio junto a documentação para solicitação do visto (se necessário) e até orientação de como proceder junto à imigração.

Saúde acima de tudo

De todas os detalhes a se atentar sobre intercâmbio, o mais importante seja talvez o seguro saúde. Todos os países exigem a compra de um seguro e as empresas oferecem junto com o pacote. Se você possui alguma necessidade de remédios, é importante ter em mente alguns cuidados extras:

  • Pesquise qual o melhor seguro. Veja as opções para caso necessite visitar o médico, se é preciso pagar, se haverá reembolso e a questão de medicamentos. Alguns seguros você não paga nada e até os remédios são ressarcidos, mas depende de cada companhia.
  • Mantenha a apólice do seguro em local de fácil acesso (grave no celular, ou anote em sua carteira). Caso precise, será fácil localizar e acionar o seguro.
  • Não esqueça os remédios que mais precisa: se você já toma algum remédio de uso contínuo, pode levar do Brasil para a viagem sem problemas. Não esqueça a receita médica (para comprovar que é de uso pessoal).
  • Leve também remédios mais simples, como antigripais, para enjoo e dor de cabeça. Você os encontra fácil em qualquer lugar do mundo, mas é melhor ter a mão do que se preocupar em procurar uma farmácia.

Novas Culturas

Duas das melhores coisas do intercâmbio além da nova cultura, é que, você muitas vezes não aprende somente uma cultura nova, mas várias.

No intercâmbio na terceira idade você encontrará nas aulas pessoas de outros países, que irão compartilhar com você curiosidades sobre a cultura de seu país.

Quanto mais interessado você estiver em conhecer novas culturas, mais pessoas você irá agregar em seu círculo. É assim que novas amizades começam e podem ser duradouras.

Dependendo de onde você for, há a possibilidade de viajar para países vizinhos. Com passagens bem atrativas ou até mesmo de ônibus (dependendo do trajeto) você gasta pouco e conhece mais um ou vários países. A Europa é um dos melhores locais para se fazer isso, seguido da Oceania e até mesmo nos EUA pode-se dar uma rápida visita ao Canadá (com os devidos vistos já providenciados).

Uma decisão dessa requer coragem. Mas se esse é seu sonho, não deixe  medo tomar conta, busque orientação em uma agência de intercâmbio e aproveite a oportunidade de realizar um sonho que é puro conhecimento.

02-intercambio-mapas

Escolha o seu destino, encare o desafio e aventure-se! Intercâmbio na terceira idade, por que não?

Algumas empresas que promovem intercâmbio na terceira idade:

Rodamundo – Roda Mundo Intercâmbio 

ETC intercâmbio- Exchange Travel Company

Experimento- Intercâmbio Cultural

Bex – Brazilian Exchange

Global Study Intercâmbio

Imagens: pixabay, pinterest

Então , pronto para mais um desafio? Ou , aventura?

Beijins 

Claudia

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

2 pensamentos em “Intercâmbio na Terceira Idade