Viagem • Em 14 out, 2021

Como planejar para viajar pelo Brasil – Dicas e cuidados

Como planejar para viajar dentro do Brasil - Dicas e cuidadosAs cidades turísticas começaram a flexibilizar algumas restrições e você quer dicas para viajar durante a pandemia, certo? Então, é isso que trouxemos para você. Neste artigo você vai entender como planejar para viajar pelo Brasil com dicas e cuidados certeiros. E, da mesma forma, com toda a segurança necessária.

Viajar está mais seguro

Após cerca de 1 ano e meio de pandemia, viajar ficou mais fácil e seguro. O avanço da vacinação no Brasil e no mundo permitiu esse respiro, sem dúvida. No entanto, ainda é necessário ter cuidados nesse período. Primeiramente, porque todos somos diferentes, e a vacina funciona de forma diferente em todos.

A COVID-19 é uma doença sobretudo imprevisível. Dessa forma, evitar o risco de contraí-la ainda é muito importante. As viagens são uma excelente forma de descontrair. No entanto, são momentos em que ficamos por longos períodos em locais fechados com outras pessoas. Por isso, precisamos ter todo o cuidado nessa hora. 

Como planejar para viajar – Dicas e cuidados

Dentro do país as viagens já estão liberadas há muito tempo, tanto de ônibus quanto de avião. Para fazer viagens seguras, sem maiores preocupações, segue algumas dicas para sua checklist de viagem:

#1- Certificado de vacinação contra a COVID-19

Você pode, então, acessar seu certificado no site Conecte SUS, do Governo Federal. O procedimento para consegui-lo é muito simples, com certeza. No entanto, caso você se sinta insegura e queira saber passo a passo como fazer, fique de olho no site. Em breve faremos um artigo ensinando direitinho você a providenciar o seu.

#2- Como planejar para viajar – Dicas e cuidados |Pesquise o seu local de destino

Antes de mais nada, faça uma pesquisa online sobre as restrições do lugar para onde você vai viajar. Seria desanimador viajar e, ao chegar, se deparar com pontos turísticos fechados, por exemplo. Não dê bobeira.

#3- Faça o melhor tipo de reserva de passagens e hotel

A vacinação está avançando bem no país e, além disso, os casos da doença têm diminuído. No entanto, com as mutações e variantes, tudo pode mudar num estalar de dedos. Dessa forma, é prudente fazer reservas não apenas de hotéis, como passagens também, que permitam cancelamento gratuito.

#4- Uso de máscaras na viagem

Para viagens dentro do Brasil, a questão das máscaras é, de qualquer forma, tranquila. Os modelos indicados para viagens são a PFF2 e a N95, sem dúvida. Porém, na hora da compra, evite os modelos com filtro. O indicado, nesse sentido, é entrar com a máscara no avião e retirá-la apenas ao chegar no hotel, em seu destino.

Para viagens de ônibus, o recomendado é trocá-la a cada 4 horas. Nesse caso, entretanto, o melhor é esperar o ônibus fazer uma parada, descer do carro e ir para um lugar distante de outras pessoas para efetuar a troca. Alimente-se antes da viagem evitando, portanto, comer e ficar exposto em um ambiente fechado. 

#5- Fique a par dos protocolos de higiene

Ao chegar no hotel, primeiramente, peça que um funcionário te explique todos os protocolos de higiene do estabelecimento. É bom ficar a par de tudo e, assim, evitar gafes.

Como planejar para viajar – Dicas e cuidados | Itens essenciais de higiene

Ao viajar, sobretudo, garanta ter um kit de higiene básico de fácil acesso. Itens como álcool em gel, álcool 70 spray e máscaras extra são, portanto, essenciais. Não fique sem e, também, não conte com a possibilidade de compra no destino.

Com estas dicas, é possível fazer viagens com mais tranquilidade. Dessa forma, você segue aproveitando a vida, mas com responsabilidade. Cuidar de si mesmo e do próximo é essencial nesse momento, sem dúvida. Faça sua parte. Gostou do artigo “Como planejar para viajar – dicas e cuidados”? Indique para uma amiga!^.~

Imagem de pasja1000 en Pixabay

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  • Bia Perez
    17 outubro, 2021

    Viajar começa a acontecer. Tenho seguido todos os protocolos de segurança, por mais exagerados que possas parecer… nos traz mais segurança. Boas dicas 👏🏻🙌🏻

  • %d blogueiros gostam disto: