Qualidade de Vida • Em 19 nov, 2021

Como obter o Certificado de Vacinação Covid-19 para viajar

 

Como obter o Certificado de Vacinação COVID-19 para viajar

Veja como é fácil obter o Certificado de Vacinação Covid-19 para viajar.  Pois em muitos lugares é necessário ter esse documento em mãos para entrar. Principalmente se for viajar para o exterior.

Sem dúvida, este é um momento crucial, com a abertura das fronteiras de cada vez mais países. Portanto, as viagens internacionais de turismo, por exemplo, estão voltando. No entanto, há diversas regras necessárias para pode fazer uma viagem dessas.

Aos poucos os países estão permitindo a entrada de brasileiros, mas exigem alguns comprovantes, o Certificado de Vacinação Covid-19 por exemplo. Alguns, inclusive, exigem que a vacinação tenha sido feita com vacinas específicas. E, então, como você pode comprovar que já foi vacinado? Com o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. 

Como obter o Certificado de Vacinação Covid-19 para viajar 

Então, vamos ver como é fácil obter esse Certificado, inclusive, você poderá escolher o Certificado de Vacinação Covid-19 em Português, Inglês ou Espanhol. E também imprimir!

 

O primeiro passo, é óbvio, é estar vacinado. Quando você fez sua vacina, foram feitos dois registros, com certeza. Um deles é um registro físico, feito através de uma carteirinha de vacinação que você recebeu no ato da vacina. O outro registro é feito pela Unidade de Saúde diretamente em seu cadastro no SUS. Esta carteirinha vem sendo aceita nas cidades que estão adotando o Passaporte Vacinal. 

Porém, para viagens, é preciso um documento oficial mais “sério” digamos assim. E é aí que entra o certificado COVID-19, emitido pelo SUS. Para fazê-lo você precisa, antes de mais nada, acessar o site do Conecte SUS (https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19) . Chegando nele, você deve acessar a aba “Cidadão”, conforme modelo abaixo, e faça login com seus dados.

Como obter o Certificado de vacinação Covid-19

Agora é a hora de acessar a parte relativas às vacinas. Para isso, na página que abriu após seu login, clique no primeiro quadrado à esquerda, onde diz “vacinas”:

Como obter o Certificado de vacinação Covid-19

Ao clicar neste botão, você será direcionado para uma tela que indica as datas das suas vacinações, bem como qual o imunizante utilizado. Clique à direita destas informações para receber o relatório completo.

Como obter o Certificado de vacinação Covid-19

No trecho seguinte você terá, além do acesso completo às informações do seu esquema vacinal, tem um botão para o Certificado Covid-19.

Como obter o Certificado de vacinação Covid-19

 

Emitindo seu certificado em português, inglês e espanhol

Ao clicar neste botão, você terá acesso ao seu certificado de vacinação. Acima do seu certificado, então, há dois botões. Um deles tem a bandeira brasileira e a sigla BRA. O Outro, um símbolo de Print. Clique no Print para baixar seu certificado em língua portuguesa. Clicando onde há a bandeira brasileira, você pode selecionar as opções de baixar seu certificado em inglês e espanhol também. 

Como obter o Certificado de vacinação Covid-19

Da mesma forma, você pode fazer este mesmo processo através do aplicativo Conecte SUS, disponível na Playstore e também na loja de apps da Apple

Para viajar, portanto, o interessante é ter essas documentações impressas. Por hora não há necessidade de emissão de certificado internacional, como no caso da febre amarela, por exemplo. Você já fez esse processo? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência!

5 Destinos Nacionais para Terceira Idade

 

 

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: