Qualidade de Vida • Em 11 abr, 2018

Qualidade de Vida : A anemia na terceira idade

A importância do ferro na terceira idade

A importância do ferro no nosso corpo é indiscutível: principal molécula formadora das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), ele é responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, ou seja, é essencial no organismo.

Por isso vamos tratar aqui a importância do ferro para combater a anemia na terceira idade.

Porém, a despeito da importância, diversos grupos de pessoas apresentam uma deficiência de ferro no organismo, sendo eles mais propensos à anemia ferropriva (causada pela baixa oferta de ferro no corpo).

As mulheres, idosos e crianças estão mais propensos à anemia nutricional, sendo a anemia na terceira idade é exclusivamente pela deficiência de ferro e a mais frequente.

É importante lembrar que existem diversos tipos de anemia, desde anemias definidas pela genética, passando por anemias pela deficiência de ácido fólico, pela deficiência de ferro(trabalhada neste artigo) e anemias de doença crônica(comuns em pacientes que apresentam doenças de longo prazo de tratamento ou incuráveis).

O diagnóstico da anemia ferropriva é bastante simples, depende da solicitação de um hemograma (exame de sangue) e da análise da hemoglobina e do tamanho da hemácia no exame. Geralmente ambos estarão diminuídos na anemia ferropriva.

Lembre-se que o diagnóstico deve ser feito por um médico de sua confiança, pois os valores e índices variam de acordo com idade, sexo e outros fatores de saúde, que são sempre individualizados.

Sintomas de anemia:

  • Palidez;
  • Cansaço;
  • Taquicardia(coração acelerado);
  • Sintomas depressivos – Não é raro encontrarmos um idoso que , outrora ativo, mostre-se desanimado e fraco. Por vezes a anemia é um diagnóstico que deve ser pensado!;
  • Problemas para dormir;
  • Falta de apetite.

Causas da deficiência de ferro

Aumentos da necessidade do uso do ferro no organismo .

  • Sangramentos – Uma das causas das mulheres serem mais propensas à anemia é a menstruação, mas não apenas isto. Pacientes com histórico de úlceras ou que tenham sofrido acidentes com perda sanguínea;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Doenças renais;
  • Dieta insuficiente (desnutrição, dietas sem ferro).

Riscos da anemia:

  • Problemas cardíacos: com a diminuição do ferro no organismo, o coração precisará bater mais rápido para compensar a baixa taxa de transporte de oxigênio. Isso causará um aumento da frequência cardíaca e possível insuficiência cardíaca a longo prazo;
  • Problemas de crescimento;
  • Doenças na gravidez.

Prevenindo a anemia:

A melhor prevenção contra a anemia na terceira idade é uma boa alimentação incluindo alimentos que possuam uma boa quantidade de ferro em sua composição, como carne vermelha, feijão, ervilhas, espinafre

Dica:

Vale ressaltar a utilidade do consumo de Vitamina C, pois esta facilita a absorção de ferro. Então um copo de suco de laranja ao tomar seu suplemento de ferro cai bem!

E como tratar a anemia ferropriva?

É simples, precisamos repor justamente o que o corpo precisa: o ferro!

A reposição é feita por via oral ou parenteral(injetável).

Existem diversos tipos diferentes de marcas de sulfato ferroso para reposição, embora todos funcionem mais ou menos da mesma forma.

Lembre-se que, com o tratamento não buscamos apenas corrigir a anemia, mas sim repor os estoques de ferro do organismo, tarefa que pode levar de 3 a 6 meses.

Atenção: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer sintoma.

Imagens : Pixabay

Artigo escrito pelo colaborador ,  acadêmico em medicina José Pedro Duarte Hillal

Beijins

Claudia

confira os posts relacionados:

Deixe seu comentário

5 Comentários

  • Bia Perez
    19 abril, 2018

    Muito importante saber disso. Cuidar da saúde é essencial. Bjs

  • A . M . A .
    11 abril, 2018

    Interessante artigo , principalmente para quem não é mais jovem .
    Falta de ferro e anemias são problemas serios que precisamos corrigir com urgencia .
    Obrigado mais uma vez !

  • Rosilene Zanutto
    11 abril, 2018

    Muito importante. Devemos estar sempre atentos aos sinais que o corpo apresenta e nada melhor que ir ao médico. Sabendo quais são os sintomas facilitam a identificar as doenças. Obrigada Claudia por compartilhar estas informações. <3 <3 beijos

  • %d blogueiros gostam disto: