POKE BOWL: das ondas havaianas para o mundo 2


Duas coisas maravilhosas que vieram do Havaí:

O “Aloha Spirit” e o Poke Bowl

Aloha !

Aloha ! é uma saudação havaiana mundialmente conhecida e que não é só  um simples “olá!”.

03-poke-alohaÉ o “Aloha Spirit” : uma  coordenação da mente e do coração dentro de cada pessoa. Isso traz cada pessoa para si mesmo. Cada pessoa deve pensar e fazer bons sentimentos aos outros. Na contemplação e presença da força vital, “Aloha” são as iniciais de 5 palavras:

Akahai“, que significa bondade para ser expressada com ternura;
Lōkahi“, que significa unidade, para ser expresso com harmonia;
Olu’olu” significa agradável, para ser expressado com prazer;
Ha’aha’a“, que significa humildade, para ser expressado com modéstia;
Ahonui“, que significa paciência, para ser expresso com perseverança.

fonte : wikipedia – Lei Hawaii do Espírito Aloha ;  imagem : pixabay

Poke bowl

01-Poke-bowl

Criada no Havaí, se espalhou pelos Estados Unidos e está cada vez mais presente no Brasil, parece uma mistura do ceviche peruano com referências a culinária japonesa, poke resumidamente falando é o peixe cru cortado em cubos, temperado e servido em tigelas ou como é conhecida como poke bowl.

O poke é  geralmente  preparado com atum e o grande segredo é molho, que dá um sabor especial ao prato, com óleo de gergelim e shoyu.  Os ingredientes são simples: um peixe fresco cortado em cubos, marinado e temperado,  legumes , verduras, arroz e criatividade. É servida em uma tigela ou bowl, sempre com ingredientes frescos , que ao mastigar , você percebe o sabor do poke.
Região quente e praiana, a ordem é comida leve, fresca e que dá a capacidade de alimentar bem surfistas e banhistas em geral. Assim nascia o poke bowl.

04-poke-bowl

DICA:

Tudo tem que ser muito fresco.
É importante ressaltar que todo cuidado é pouco em relação aos ingredientes, especialmente a qualidade e frescor do peixe, a manipulação de alimentos crus é sempre uma responsabilidade extra.
De sotaque havaiano é sucesso nos Estados Unidos  e que  vejo timidamente chegando ao Brasil.  A temporada de praias, calor, sol e mar chegando não dá pra deixar de provar essa culinária que tem a cara da tropicalidade brasileira.

Aqui em São Paulo o poke bowl já pode ser consumido em diversos restaurantes, confira alguns endereços nos links a seguir:

Receita de poke bowl com abacate

Ingredientes:

2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)

1 colher de chá de vinagre de arroz (ele é menos ácido e um pouco adocicado)

1 colher de chá de óleo de gergelim torrado

1 colher de chá de sementes de gergelim (para enfeitar)

1/2 colher de chá de flocos de pimenta vermelha

1 kg de atum, em cubo **

2-3 cebolinhas, cortadas em fatias finas

1 abacate

** você pode diminuir a quantidade de atum, ou qualquer outro peixe,  na medida que for acrescentando outros itens .  Os poke bowls que já provei, a quantidade de peixe era de aproximadamente  2 a 4 colheres cheias de atum em cubos.

Sirva com:

Arroz branco tipo japonês (cozido sem tempero)

Salada de algas marinhas, opcional

Gengibre em conserva, opcional

Modo de preparo:

  1. Junte o molho de soja, o vinagre, o óleo de gergelim e as sementes e flocos de pimenta vermelha em uma tigela média. Adicione o atum em cubos e as cebolinhas, mexa levemente para vestir o atum. Deixe marinar por 5 minutos.
  2. Enquanto isso, corte o abacate em cubos do mesmo tamanho dos cubos de atum. Adicione ao atum e misture suavemente para distribuir o abacate.

Montagem:

Pegue um bowl, coloque 2 a 3 colheres colheres de arroz e cubra com o poke de atum , salada e gengibre em conserva.

Achei esta ilustração no Pinterest , que você pode criar o seu próprio poke bowl, com dicas de opções e combinações para o seu prato fazer sucesso:

05-monte o seu poke bowl

Pronto? Camisa florida , a beira-mar, em restaurantes, ou até em casa, faça as combinações, e aproveite o verão brasileiro com  uma saudável poke bowl, um misto de cultura havaiana ,comida japonesa e o ceviche peruano.

beijins

Claudia

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

2 pensamentos em “POKE BOWL: das ondas havaianas para o mundo