Qual o papel do Geriatra para nossa saúde 6


Geriatra , o médico amigo01 geriatra medico amigo

Como qualquer ser vivo, nosso corpo e mente está em constate transformação. Envelhecer parece assustador, mas com os cuidados da pessoa certa, garantimos nossa saúde por um longo período.

Por isso é importante entendermos o papel do médico geriatra e como ele pode nos ajudar.

03 geriatraAfinal, o que é geriatra?

O Geriatra é o médico especialista na saúde do idoso. Ao contrário de outras especialidades médicas, que tratam somente uma determinada área,  tem um conhecimento nas mudanças do nosso corpo e mente no processo de envelhecimento.

É como o clínico geral, mas com foco nas mudanças que passamos ao entrarmos na terceira idade. Dessa forma,  ele ajudará o paciente a ter uma qualidade de vida plena.

Assim como quando criança , o pediatra é o especialista nesta etapa da vida, o geriatra tem seu papel importante na nossa nova etapa da vida. 

Quando é hora de ir ao geriatra02 geriatra

De acordo com a Organização mundial de saúde, a terceira idade começa aos 65 anos. É por volta dessa idade que devemos nos preparar para nossa primeira consulta ao geriatra.

A maioria dos médicos sugerem que a primeira visita seja por volta dos 50 anos. Isso porque é importante termos uma avaliação e começarmos os primeiros acompanhamentos antes de chegarmos a terceira idade.

 

05 geriatraOs primeiros sinais que precisamos dele são:

 

Esquecimento ou perda de memória,

Dificuldades em fazer atividades que antes eram simples,

Mudanças de comportamento,

Quedas frequentes.

Lembre-se que não é preciso ter todos esses sinais para buscar ajuda. Ao perceber que um deles começa a aparecer, é recomendado que se procure o geriatra para avaliar o quadro e já iniciar um acompanhamento geral.

O que esperar da consulta ao geriatra04 geriatra

É importante que nossa primeira visita seja para prevenção. Assim é possível conhecer o médico e saber como é o trabalho dele. É importante entendermos como é o processo de envelhecimento e como ele irá nos ajudar a passarmos por esse momento de forma saudável.

As visitas seguintes serão para acompanhar a evolução do processo de envelhecimento e, posteriormente, para tratar as doenças pré-existentes, reduzindo seus avanços.

 

Lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar. Portanto, por que esperar as dores e a velhice chegar para procurar um médico, se podemos retardar esse processo com uma simples visita?

E você, já possui um geriatra, o que acha do acompanhamento? Deixe sua opinião e indique seu médico nos comentários.

imagens : pixabay

Deixe aqui seu comentário pelo Facebook

Deixe o seu comentário

6 pensamentos em “Qual o papel do Geriatra para nossa saúde